Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), por meio de seu Comitê Feminino e com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), promoveu o Curso de Liderança de Gênero no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP). O curso, que seguiu o modelo do Programa de Liderança de Gênero da World Athletics, foi iniciado na iniciado no sábado (22/10) e finalizado nesta segunda-feira (23/10).
As atividades foram conduzidas pelas mentoras Estefania Senestrari (ARG), Elisângela Maria Adriano (BRA) e Noelia Caicedo (ECU). O curso está inserido no processo que visa a incentivar mulheres de todos os segmentos do atletismo a buscarem a igualdade de oportunidades em todos os níveis de tomada de decisões, capacitar e contribuir para ampliar a compreensão e a reflexão sobre Liderança de Gênero no Esporte.
"O nosso curso teve 14 representantes e foi extremamente produtivo e gratificante. Temos mulheres fortes, com muita garra e determinação e várias já prontas para esse desafio de aumentar a participação das mulheres, algumas delas em cargos de liderança", afirmou Elisângela Adriano, que foi atleta do arremesso do peso e lançamento do disco e construiu uma carreira vitoriosa, responsável pelo Comitê Feminino da CBAt.
"Tivemos a visita da Julia Silva, representante do COB, que participou de algumas dinâmicas e conversou com todas, falou da importância do que estávamos fazendo e de reproduzir em nossas cidades para que mais mulheres queiram participar", acrescentou Elisângela.
Participaram do curso: Édina Daniela Schumacher - treinadora (RS), Eloah Scramin Caetano - atleta (SP), Emanuela Aparecida Santana Coito - treinadora (SP), Helena Pessoa da Silva - gestora/árbitra (RJ), Lais Regina Telles Campos - árbitra (PR), Liadne Prandini - árbitra (PR)
Marta Magalhães dos Santos - treinadora (RJ), Roberta Braz de Oliveira Carregari - treinadora (MG), Tatiana de Souza Santos Libório - árbitra (PR), Raíssa Mattos Rosa - treinadora (MG), Martina Kroll Lindemayer - treinadora (RS), Josiele Carvalho da Silva - árbitra (MT), Karla Emanuelle - treinadora (PE) e Marcela Poersch - treinadora (RS).
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics
Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto
A velocista de Macaé melhorou sua marca nos 200 m e avançou a final em segundo lugar na semifinal deste sábado (2/8), atrás de Ana Azevedo que correrá pelo bicampeonato brasileiro