Bragança Paulista - O dia 15 de janeiro é dedicado a conscientizar atletas e todos os integrantes da comunidade esportiva, profissional e amadora, bem como o público sobre a importância de se proteger e praticar o Jogo Limpo. Neste início de 2024, o Dia Nacional do Jogo Limpo e Combate ao Doping é marcado pela nova lei que obriga a indústria farmacêutica a indicar em todos os rótulos, bulas e material de publicidade quando um remédio tiver substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem.
A lei nº 14.806, já publicada no Diário Oficial da União, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (12/1).
O Dia Nacional do Jogo Limpo e do Combate ao Doping no Esporte tem como objetivo lembrar a importância do combate ao uso de substâncias ilícitas na prática esportiva. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é uma das pioneiras nesta luta e parceira institucional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Em todas as competições do calendário do atletismo a ABCD está presente com controle e educação.
“Saber que existem medicamentos que são compostos por essas substâncias pode colaborar para que o médico, no ato de uma prescrição, seja alertado daquilo que pode ou não ser utilizado no ambiente esportivo”, comentou Adriana Taboza, presidente da ABCD.
“É uma política de Estado, de educação antidoping, um grande avanço e seguramente facilitará muito para todos os atletas terem a certeza do que estão consumindo”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. “O atleta é responsável por tudo o que é encontrado no seu organismo e essa nova lei com absoluta certeza visa facilitar a vida de todos, que entendam a importância de se observar os rótulos, os componentes”, completou.
A preocupação com o uso de substâncias proibidas por atletas existe no mundo todo. Há um documento que regulamenta o combate ao doping no esporte chamado Código Mundial Antidoping, da WADA (sigla em inglês para Agência Mundial Antidoping). No Brasil, essas regras foram incorporadas à legislação por meio do Código Brasileiro Antidopagem.
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem é o órgão responsável pelas ações de combate ao uso de drogas ilícitas no esporte. O Dia Nacional do Jogo Limpo e de Controle ao Doping teve a sua data de comemoração regulamentada pela Lei nº 12.638, de 14 de maio de 2012, e serve de alerta para todos os atletas, treinadores e integrantes de comissões multidisciplinares não se descuidem no uso de complementos alimentares, energéticos ou multivitamínicos.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics
Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo