Capa

O tema permits para as corridas de rua foi destaque na abertura do Summit ABRACEO/CBAt

30.01.2024  |    661 visualizações

Wlamir Motta Campos e Guilherme Celso, dirigentes das entidades promotoras do evento, realizado nesta terça e quarta (30 e 31/1) em Bragança Paulista (SP), falaram sobre a importância dos selos ouro e prata da CBAt e bronze das federações na organização de provas

Bragança Paulista - Na abertura do 2º Summit ABRACEO/CBAt, nesta terça-feira (30/1), em Bragança Paulista, Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, e Guilherme Celso, presidente da Associação Brasileira de Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor, reforçaram a parceria entre as entidades e com as Federações Estaduais de Atletismo de todo o País pelo crescimento das corridas de rua. Iziane Marques, secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, do Ministério do Esporte, participou da abertura destacando a importância da corrida de rua.

"O que estamos fazendo aqui? Derrubando muros e construindo pontes, falando no fortalecimento de uma atividade gigante que é a corrida de rua, com a necessária profissionalização e responsabilidade de cada um de nós porque estamos falando em vidas. O foco principal é a integridade física dos corredores, o que faz com que tenhamos uma grande responsabilidade e profissionalização", disse Wlamir Motta Campos. 

Wlamir reforçou sobre a importância dos Permits da CBAt e das Federações, previsto em lei, no Artigo 67 do Código de Trânsito. "É necessária a chancela das Federações. É importante os organizadores entenderem que o Permit é um selo que agrega valor a sua prova, além da integridade física, estamos falando de business, de patrocínio, marketing. Ambulância, antidoping, postos de hidratação, números de banheiros... questões 'simples', mas que fazem toda a diferença."

Acrescentou que "corrida de rua é atletismo" e citou, inclusive, que a Wolrd Athletics criou  o Mundial de Corridas de Rua - a primeira edição foi em 2023, em Riga, na Letônia.

Guilherme Celso, presidente da ABRACEO, destacou a parceria com a CBAt. "Estou muito feliz por ver todos os meus amigos organizadores dentro da casa do atletismo", disse. "Toda semana eu converso com algum organizador e ele me pergunta sobre o Permit. Quando a gente conseguir que organizadores e Federações falem de Permit significará que o organizador está vendo valor na Federação e ela agregando ao evento do organizador", disse Guilherme.

O 2º Summit ABRACEO/CBAt tem como principal objetivo conectar os stakeholders do mercado dos organizadores de eventos outdoor. Visa a aproximar os vários atores de instituições e empresas para troca de experiências e informações com especialistas nacionais e internacionais num ambiente de negócios e termina amanhã, no auditório do Pequeno Mundo, que está localizado no mesmo condomínio da CBAt.

Mariana Dantas, secretária de Esportes de Sergipe, Jefferson Neves, secretário de Esportes e Cultura de Mato Grosso - que vai receber o Ibero-Americano de Atletismo, em maio -, o deputado federal Julio Cesar Ribeiro e Hélio Gesta de Melo, presidente da Federação Sul-Americana, participaram do talk Política Pública e Crescimento da Corrida de Rua na América do Sul, mediado por Ricardo Vidal, assessor de Relações institucionais da CBAt em Brasília.

"O Permit as corridas foi incluído na Lei Geral do Esporte, com contribuição da senadora Leila passou no Congresso, mas foi vetado pelo Ministério. Estamos trabalhando para derrubar o veto e agora temos o apoio do ministro atual e acho que vamos conseguir", disse o deputado federal Julio Cesar que, como secretário de Esportes e Lazer do Distrito Federal, retomou a Corrida de Reis de Brasília, este ano com 13 mil participantes.

Michelle Vinecky, diretora da Lei de Incentivo do Governo Federal, fechou as atividades da manhã do primeiro dia do Summit. 

Pequeno Mundo - A Associação Pequeno Mundo, presidida por Daysi Méssici, mereceu um agradecimento especial pela cessão de instalações e auditório para a realização do 2º Summit. Wlamir agradeceu e os participantes do Summit viram um vídeo sobre o projeto da Associação Pequeno Mundo, que atua em Bragança Paulista desde 20 de outubro de 2018.

A entidade forma jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade financeira, de forma totalmente gratuita, em cursos profissionalizantes livre de estética e beleza, gastronomia, tecnologia da informação e edificações e reformas. Possui consultórios de psicologia e odontologia e atua também na colocação dos jovens formados no mercado de trabalho.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - (11) 99127-2369.

Leia também...
04.08.2025

A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial

03.08.2025

Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova

03.08.2025

A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos

03.08.2025

No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics