Capa

Caio Bonfim obtém 13º título da Copa Brasil

18.02.2024  |    560 visualizações

Qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris, o marchador e Viviane Lyra, no feminino, dominaram o pódio dos 20 km da competição na Mata da Praia, em Vitória, no Espírito Santo; agora ambos vão para o Sul-Americano de Recife

Vitória (ES) - Caio Bonfim (CASO-DF) e Viviane Santana Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG) confirmaram o favoritismo e venceram, com grande domínio, os 20 km da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, que abriu a temporada nacional da especialidade neste domingo (18/2), em Vitória (ES), num circuito de 1 km na Mata da Praia. Ambos acreditam que esta foi a Copa Brasil mais rápida da história da competição (que não tem recorde) e comemoraram o grande início de temporada.

Com muito calor, mas sem sol na maior parte do tempo, a Copa Brasil abriu a corrida pelos índices olímpicos e para o Ranking por Pontos para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, e também serviu de qualificação para o Sul-Americano de Marcha, que será realizado no dia 10 de março, na Arena Pernambuco, em Recife (PE). 

Caio Bonfim e Viviane Lyra, ambos nos 20 km, já estão qualificados para a Olimpíada. A outra qualificada é Érica Sena (Pinheiros-SP), que mora em Cuenca, no Equador, e não participou da Copa Brasil - visa os GPs da Europa, preparatórios para os Jogos.

Medalha de bronze no Mundial de Budapeste, na Hungria, no ano passado, e eleito o melhor do atletismo de 2023 no Prêmio Brasil Olímpico do COB, recordista brasileiro com 1:17:47, Caio deve competir no Sul-Americano "como um teste, já que o clima de Recife é muito parecido com o que vai encontrar em Paris" e depois o Mundial por Equipes de Antalya, na Turquia, em 21 de abril. Caio quer ajudar o Brasil a conquistar vaga olímpica na prova da maratona de marcha atlética em revezamento misto - na qual foi prata, competindo com Viviane Lyra, no Pan-Americano de Santiago (CHL).

Caio conquistou o 13º título da competição na categoria adulta, com 1:21:26, uma verdadeira façanha na modalidade. Com 8 títulos que tem sua mãe e treinadora Gianetti Sena Bonfim, a família coleciona 21 títulos. "Agora a gente nem conta mais, desde que eu passei a minha mãe", comentou. "É a Copa Brasil mais rápida da história. Em Brasília-2023, eu havia feito 1:21:55. E até o quarto colocado fez 1:23", disse Caio. 

Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) foi o segundo colocado (1:22:38) e Lucas Mazzo (CASO-DF), o terceiro (1:23:33). Caio também atribuiu o bom resultado da Copa Brasil ao nível atual da marcha atlética brasileira - citou Matheus Correa, Lucas Mazzo e também de Max Batista dos Santos, 4º colocado (1:23:39). 

O atleta olímpico Matheus Correa disse que seu objetivo na temporada é buscar o índice para ir ao Jogos de Paris, em agosto. "Estou a 9 segundos do índice e animado depois do quinto lugar no Pan de Santiago, numa prova muito forte em que fui 5º, mas a 2 segundos do recorde pan-americano. É o meu melhor início de temporada", disse Matheus, que treina com Ivo da Silva, em Blumenau.

Nos 35 km, a vitória ficou com Diego Pereira Lima (CASO-DF), com 3:03:51, e Mayara Luize Vincentainer (IABC/FMEBC-SC), com 3:02:46.

Por equipes, somados os resultados dos 35 km e dos 20 Km, os campeões foram: no masculino - CASO-DF, com 21 pontos, AABLU (9 pontos) e Praia Clube/Exército/Futel (4 pontos); no feminino - CASO-DF, com 19 pontos, AABLU (11 pontos) e Praia Clube (9 pontos).

Mais informações sobre a Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética e todos os resultados

CLIQUE AQUI

A Copa Brasil foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Esportes e Laser da Prefeitura de Vitória e da Federação Capixaba de Atletismo. 

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.

Leia também...
26.11.2024

Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato

25.11.2024

Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza

25.11.2024

No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos