Capa

Viviane Lyra ganha Copa Brasil e se emociona ao ver 80 crianças marchando

18.02.2024  |    831 visualizações

A atleta comemorou o bom início de temporada com a conquista do título nos 20 km em Vitória; em 2024, a carioca vai realizar o sonho de participar dos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto

Vitória (ES) - A carioca Viviane Santana Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG) foi a campeã dos 20 km da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, na abertura da temporada nacional da especialidade, neste domingo (18/2), em Vitória (ES), num circuito de 1 km na Mata da Praia. Viviane completou os 20 km em 1:30:53, com Gabriela Muniz (CASO-DF) em segundo (1:44:01) e Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC) em terceiro (1:46:10).

"Foi uma das Copas mais rápidas da história, o que faz toda a diferença para começar a temporada motivada. A organização está de parabéns por um circuito excelente, hospedagem muito boa, banheiro bom, horário correto... tudo bom. O clima ajudou também - tinha umidade, mas estou acostumada. Foi ótimo, um início de temporada com tempo equivalente ao do challenge de Portugal, do ano passado, quando eu fiz 1:30.57", afirmou Viviane, que treina com Luís Paulo Ferreira Porto.

O seu próximo compromisso é o Campeonato Sul-Americano de Recife (PE), dia 10 de março, e depois três semanas de treinos na altitude de Bogotá (COL). Em seguida, para a Europa competir em Podebrady, na República Checa, e no Mundial por Equipes de Antalya, na Turquia, dia 21 de abril, com a seleção brasileira.

"Quero ajudar o revezamento misto a buscar uma vaga olímpica para o Brasil", disse Viviane, referindo-se a nova prova dos Jogos, a maratona de marcha atlética em revezamento misto. Explicou que "as 22 primeiras equipes na Turquia asseguram a vaga para os seus países e as cinco primeiras asseguram duas vagas".

"Estou treinando bem e saudável. Com esse início de temporada me sinto feliz, motivada. Os critérios ainda não estão definidos, mas se eu puder fazer o revezamento em Antalya com essa fera, o Caio Bonfim, vamos buscar a vaga para o Brasil", completou a atleta, que sofreu na última temporada para se recuperar de hepatite. 

Viviane chorou ao falar das 80 crianças, de 12 a 14 anos, que participaram do Festival de Marcha, realizado dentro do programa horário da Copa Brasil, pela Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), presidida por André Schieck. "Eu comecei com 12 anos na corrida e tive oportunidade de voltar para a marcha em 2016. Passei por muitos obstáculos para fazer marcha, meu clube não queria. Era o meu sonho e fiz tudo para conseguir. Falo sempre para essa molecada nunca desistir dos sonhos."

Agradeceu também ao seu clube, o Praia Clube/Exército/Futel, a Aeronáutica e o Time Brasil por todo o apoio que recebe.

Mais informações sobre a Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética e todos os resultados

CLIQUE AQUI

A Copa Brasil foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Esportes e Laser da Prefeitura de Vitória e da Federação Capixaba de Atletismo. 

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.

Leia também...
04.08.2025

A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial

03.08.2025

Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova

03.08.2025

A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos

03.08.2025

No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics