Vitória (ES) - Além das estrelas da marcha atlética nacional, a Copa Brasil Loterias Caixa, realizada neste domingo (18/2), em Vitória (ES), também reuniu jovens atletas que têm como espelho os campeões Caio Bonfim e Viviane Lyra, qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, na prova dos 20 km. A Copa do Brasil também definiu os representantes brasileiros para o Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética que o Brasil vai sediar na Arena Pernambuco, na região metropolitana de Recife (PE), no dia 10 de março.
Thaliane Janaína Miranda da Cruz (PM Colombo-PR), de 18 anos, foi a vencedora dos 10 km na categoria sub-20, com 55:11. Ajudou a sua equipe a ser a campeã feminina sub-20. "Vim preparada para fazer a minha melhor marca pessoal e ainda quero baixar mais no Campeonato Sul-Americano", disse Thaliane sobre a competição de março.
No naipe masculino a vitória na categoria sub-20 ficou com Klaubert Emanoel Ferreira de Franca (CASO-DF), também de 18 anos, com 45:51. Ele também fez sua melhor marca pessoal para os 10 km e tem o mesmo objetivo de Thaliane, de conseguir índice para disputar o Mundial Sub-20 de Lima, no Peru, em agosto.
"Pena que largamos bem depois do adulto e não pudemos acompanhar a prova deles", disse Klaubert que está acostumado a treinar com Caio Bonfim, em Sobradinho. O CASO teve 25 atletas em Vitória e foi ao pódio em várias categorias. Foi campeão no adulto masculino e feminino e no sub-20 masculino.
A Estação Conhecimento Serra, do Espírito Santo, ficou com os títulos por equipes nas categorias sub-18 e sub-16 masculino. E a ASCAPI-DF foi a campeã feminina sub-16.
Por iniciativa da Federação Capixaba de Atletismo (FECAt) a competição também reuniu cerca de 80 crianças e jovens dos 12 aos 14 anos num Festival para a faixa etária, com a disputa de distâncias menores.
Tanto Viviane Lyra (1:30:53), quanto Caio Bonfim (1:21:26), que venceram os 20 km com boas marcas para o início da temporada na categoria principal, elogiaram a estrutura montada em Vitória pela FECAt, comandada por André Schieck - percurso plano e em asfalto novo na orla, com hotel próximo, banheiros em bom número etc. O clima quente, mas sem sol na maior parte do tempo, ajudou também (choveu pouco e rapidamente já da metade para o final, o que não chegou a atrapalhar). Ambos disseram ser a melhor Copa Brasil em termos de tempos da história.
"O feedback que eu recebi dos atletas foi muito bom, de uma Copa Brasil com um excelente percurso - plano, bem desenhado, em asfalto novo, ao nível do mar, bem acertado tecnicamente -, que ofereceu condições de boa performance num ano importante como esse por ser olímpico. Os bons resultados têm a ver com as suas preparações, mas também com o que foi ofertado pela CBAt e a Federação Capixaba", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). "Todos os atletas elogiaram e estou superfeliz", acrescentou.
Francielle Emanda, Coordenadora Regional da Caixa, esteve presente no evento e falou do papel social da instituição que é a patrocinadora máster do atletismo brasileiro, por meio das Loterias Caixa. Também esteve presente no evento o vereador de Vitória Duda Brasil, ex-jogador de beach soocer da seleção brasileira, que informou que a cidade tem uma população adepta das atividades físicas. "Importante receber o atletismo, um dos esportes mais democráticos que existe", afirmou.
Mais informações sobre a Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética e todos os resultados
A Copa Brasil foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Esportes e Laser da Prefeitura de Vitória e da Federação Capixaba de Atletismo.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos