Bragança Paulista – O pernambucano Lucas Paulo Ferreira Barboza (ADECAI-PE) foi a grande surpresa da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, disputada no dia 26 de novembro na cidade mineira de Poços de Caldas. Desconhecido, foi vice-campeão da prova dos 10 km. Com isso, foi convocado e viaja nesta quarta-feira (21/2) para El Salvador, onde defenderá, aos 32 anos, pela primeira vez uma seleção brasileira na disputa do Pan-Americano de Cross, que será realizado sábado (24/2) no Regimento de Cavalaria da cidade de La Libertad.
Lucas Paulo esbanja confiança. Afinal, depois da medalha de prata em Poços, ele terminou a Corrida Internacional de São Silvestre, dia 31 de dezembro, em São Paulo, na 10ª colocação, sendo o terceiro brasileiro mais bem colocado na competição.
“Ninguém me conhecia na Copa Brasil e na São Silvestre, a partir do Pan de Cross, tenho certeza, todos vão me conhecer. Estou bem treinado e preparado. O objetivo é vencer a prova de El Salvador e me classificar para o Campeonato Mundial de Belgrado”, disse, referindo-se a competição marcada para o dia 30 de março, na Sérvia.
Até a competição de Poços de Caldas, Lucas Paulo nunca havia saído de Belo Jardim, cidade a cerca de 180 km de Recife, onde nasceu. E agora vai fazer a sua primeira competição internacional. “Tirei passaporte, tomei todas as vacinas necessárias e fiz os cursos exigidos pela Confederação Brasileira de Atletismo para poder integrar a seleção”, lembrou o pernambucano que trabalha como mecânico na oficina de seu pai. “Dá para conciliar o serviço com os treinos.”
O corredor da Associação Desportiva e Cultural Alto do Ipiranga é treinado por Adejilson Mendes da Silva. Na volta da viagem, ele passará a defender o Praia Clube/Exército/Futel, de Uberlândia (MG), e ser orientado por Fran Kauê, o treinador de Johnatas Oliveira Cruz, o brasileiro mais bem colocado nas maratonas do Mundial de Budapeste, em agosto, e dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em novembro.
Lucas Paulo começou a correr numa brincadeira com amigos há apenas 4 anos. “Gostei da brincadeira e aos poucos passei a me preparar para participar de competições em Belo Jardim”, comentou. A cidade tem mais de 70.000 habitantes e tem o maior PIB da região.
Dione D'Agostini Chillemi será a treinadora chefe do Brasil, que terá Francisco Carlos da Silva, o Fran Cauê, e Antônio Ferreira Bonfim Filho, o Ferreirinha, como treinadores, contará com uma delegação de 21 atletas - 11 no feminino e 10 no masculino. A seleção se apresenta nesta terça-feira (20/2) em Guarulhos para a viagem.
Equipe feminina
10 km - Adulto
Núbia de Oliveira Silva (EAF-Jaguarari-BA)
Amanda Aparecida de Oliveira (Elite Runners-RJ)
Maria Lucineida Moreira (Pinheiros-SP)
Mirelle Leite da Silva (AAPD-PE)
6 km - Sub-20
Luize Rosa Braga (CASO-DF)
Sabrina Gabrieli Pena (PM Apucarana-PR)
Kauane Rebeca Joaquim (IPEC-PR)
Helena Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR)
4x2 km misto - Adulto
July Ferreira da Silva (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Livya Kezia Coimbra Leite (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Viviane da Cruz Lima (ADC São Bernardo-SP)
Equipe masculina
10 km - Adulto
Jonathas de Oliveira Cruz (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Lucas Paulo Ferreira Barboza (ADC Alto do Ipiranga-PE)
Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças-MT)*
Glenilson Gilbert de Carvalho (Associação de Campo Grande-MS)
8 km - Sub-20
Samuel Costa Santana (Praia Grande Vôlei-SP)
Gustavo dos Santos Silva (Orcampi-SP)
Pedro Henrique da Luz de Freitas (ASCORT-RS)
João Pedro Alves (Barra do Garças-MT)
4x2 km misto - Adulto
Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP)
Marco Túlio Gonçalves (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças-MT)*
*Jânio obteve classificação no adulto individual e no revezamento
Comissão técnica e Multidisciplinar
Delegado: Edemar Alves dos Santos (CBAt)
Médica: Fernanda Ayumi Shiroma (SP)
Fisioterapeutas:
Flavia Rocco Siqueira (SP)
Kamilla Felix Miranda de Araujo (SP)
Treinadora chefe - Dione D'Agostini Chillemi (PR)
Treinadores:
Antônio Ferreira Bonfim Filho, Ferreirinha (BA)
Francisco Carlos da Silva, Fran Cauê (SP)
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics