Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta quinta-feira (22/2) a seleção que representará o País na 19ª edição do Campeonato Mundial Indoor, que será disputada de 1 a 3 de março, em Glasgow, na Escócia. Foram chamados 20 atletas, sendo 11 no feminino e nove no masculino.
O anúncio da convocação foi feito pelo presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, ao vivo pelo YouTube da entidade. "Esta é uma competição extremamente importante e por isso faço questão de cumprimentar todos os convocados, seus familiares, clubes, patrocinadores, federações, equipes multidisciplinar", disse Wlamir. "Chegou a hora de os atletas brilharem. Ainda mais em um ano olímpico."
A campeã olímpica do salto em distância, Maurren Higa Maggi, será a chefe da delegação brasileira na competição. Integrante do Programa Ídolos do Atletismo da CBAt/Loterias Caixa, além de muitas outras medalhas na carreira, ela tem duas em Mundiais Indoor: prata em Valência (ESP), em 2008, e bronze em Birmigham (GBR), em 2003. "Será a segunda vez que um ídolo chefia uma equipe. O primeiro foi o campeão olímpico Joaquim Cruz, no Mundial de Oregon, em 2022", lembrou o presidente da CBAt.
Um dos destaques entre os convocados, sem dúvida, é o catarinense Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG), atual campeão mundial indoor do arremesso do peso, título conquistado em 2022 na Stark Arena, em Belgrado, na Sérvia. “Lutei bastante para conseguir essa medalha para o Brasil”, disse o atleta de 32 anos, que venceu com a marca de 22,53 m, quebrando o seu próprio recorde sul-americano em pista coberta. "Darlan é uma referência no atletismo nacional e respeitado em todo o mundo. Ele vai defender seu título mundial e certamente vai entregar o máximo nesse objetivo", comentou Wlamir.
Também são destaques da delegação os velocistas Felipe Bardi e Erik Cardoso, ambos do SESI-SP. Os dois foram os primeiros brasileiros a correr os 100 m, abaixo dos 10 segundos.
Os convocados
Feminino
Vitória Rosa (Pinheiros-SP) - 60 m
Ana Carolina Azevedo (Pinheiros-SP) - 60 m
Tiffani Marinho (Orcampi-SP) - 400 m
Tabata Carvalho (IABC-SC) - 400 m
Flávia Maria de Lima (FECAM-ASSERCAM-PR) - 800 m
Jaqueline Weber (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - 800 m - 1500 m
Ketiley Batista (ASPMP-SP) - 60 m com barreiras
Caroline de Melo Tomaz (UCA-SC) - 60 m com barreiras
Eliane Martins (Pinheiros-SP) - salto em distância
Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) - salto em distância
Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP) - salto triplo
Masculino
Felipe Bardi (SESI-SP) - 60 m
Erik Cardoso (SESI-SP) - 60 m
Lucas Carvalho (Pinheiros-SP) - 400 m
Lucas da Conceição Villar (SESI-SP) - 400 m
Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP) - 800 m
Rafael Pereira (AABLU-SC) - 60 m com barreiras
Eduardo de Deus (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - 60 m com barreiras
Almir dos Santos (Sogipa-RS) - salto triplo
Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - arremesso do peso
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos