Bragança Paulista – A baiana Núbia de Oliveira Silva (EAF-Jaguarari-BA), bicampeã da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country (2021 e 2024), é uma das atrações da seleção que representará o País no Campeonato Pan-Americano da especialidade, que será disputado (24/2) em circuito de 2 km montado no Regimento de Cavalaria da cidade de La Libertad, em El Salvador.
Aos 21 anos, a atleta está bastante confiante para a competição. “Desde a Copa Brasil de Cross-Country, venho treinando focada para o Pan. Fiz uma boa preparação, consegui evoluir nos treinamentos”, comentou Núbia, orientada por Antônio Ferreira Bonfim Filho, o Ferreirinha, na cidade de Jaguarari.
“Disputo o Pan, com boas expectativas, bem preparada, pronta para dar o melhor de mim. É sempre uma honra defender o Brasil. O objetivo é ser campeã e conseguir a tão sonhada vaga no Mundial de Cross”, disse, referindo-se a competição da World Athletics, que será realizada no dia 30 de março, em Belgrado, na Sérvia. “Vou lutar pela vaga até a linha de chegada.”
Núbia ganhou a edição de 2021, na cidade de Cotia (SP), e a de 2024, em Poços de Caldas (MG). Ela ainda tem uma medalha de bronze conquistada em 2022 em Bragança Paulista (SP). “Acreditar é a chave e as primeiras batalhas são vencidas em nossa cabeça”, afirmou a corredora nascida em Campo Formoso em 6 de abril de 2002.
Ela treina no Povoado do Flamengo, onde mora, e também na Serra dos Morgados e no Povoado de Rego. “São três lugares excelentes para fazer os meus treinamentos visando as provas de cross”, completou Núbia, que estreou na tradicional prova de São Silvestre em 2023, terminando em nono lugar (terceira melhor brasileira).
O 5º Pan-Americano reunirá 100 atletas, sendo 54 homens e 46 mulheres, representando 12 países. A primeira prova será o revezamento misto 4x2 km, que tem largada prevista para às 17 horas de Brasília (14 horas no horário local).
A seleção brasileira desembarcou nesta quarta-feira (21/2) em San Salvador e alguns atletas já puderam treinar perto do Holiday In, onde estão hospedados. A delegação está assim composta: Delegado - Edemar Alves dos Santos (CBAt), médica - Fernanda Ayumi Shiroma (SP), e fisioterapeutas - Flávia Rocco Siqueira (SP) e Kamilla Felix Miranda de Araújo (SP).
Dione D’Agostini Chillemi (PR) é a treinadora-chefe e os técnicos são Francisco Carlos da Silva, o Fran Cauê, e Antônio Ferreira Bonfim Filho, o Ferreirinha. O Brasil terá 21 atletas - 11 no feminino e 10 no masculino.
Equipe feminina
10 km - Adulto
Núbia de Oliveira Silva (EAF-Jaguarari-BA)
Amanda Aparecida de Oliveira (Elite Runners-RJ)
Maria Lucineida Moreira (Pinheiros-SP)
Mirelle Leite da Silva (AAPD-PE)
6 km - Sub-20
Luize Rosa Braga (CASO-DF)
Sabrina Gabrieli Pena (PM Apucarana-PR)
Kauane Rebeca Joaquim (IPEC-PR)
Helena Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR)
4x2 km misto - Adulto
July Ferreira da Silva (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Livya Kezia Coimbra Leite (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Viviane da Cruz Lima (ADC São Bernardo-SP)
Equipe masculina
10 km - Adulto
Jonathas de Oliveira Cruz (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Lucas Paulo Ferreira Barboza (ADC Alto do Ipiranga-PE)
Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças-MT)*
Glenilson Gilbert de Carvalho (Associação de Campo Grande-MS)
8 km - Sub-20
Samuel Costa Santana (Praia Grande Vôlei-SP)
Gustavo dos Santos Silva (Orcampi-SP)
Pedro Henrique da Luz de Freitas (ASCORT-RS)
João Pedro Alves (Barra do Garças-MT)
4x2 km misto - Adulto
Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP)
Marco Túlio Gonçalves (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças-MT)*
*Jânio obteve classificação no adulto individual e no revezamento
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos