Bragança Paulista - Renan Gallina (AA Maringá-PR) foi um dos destaques do I Desafio CBAt/CPB, realizado na manhã deste domingo (25/2) na pista do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Ele venceu os 200 m em sua estreia na temporada 2024, com o tempo de 20.45 (1.9) e assegurou participação na segunda etapa da competição, marcada para domingo (3/3), na mesma instalação esportiva.
Gabriel Aparecido dos Santos Garcia (Pinheiros-SP) terminou na segunda colocação, com 20.55, seguido de Lucas Henrique de Souza Maia (Praia Clube/Exército/Futel-MG), com 22.03.
Medalha de ouro nos 200 m e no revezamento 4x100 m nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e semifinalista dos 200 m no Mundial de Budapeste – ambos em 2023 -, Renan está feliz por ter conseguido fazer uma pré-temporada melhor do que a do ano passado. “Vai ser um ano bem intenso, corrido com muitas competições minhas, individuais, e com o revezamento 4x100 m. Vamos lutar pela vaga olímpica e, se Deus quiser, por uma final olímpica”, afirmou Renan.
Ele e a treinadora Sandra Regina Crul investem num melhor desempenho de saída de bloco, com ajuda de uma equipe multidisciplinar, que inclui o biomecânico do COB Franklin Camargo. “A largada estava incomodando um pouco”, disse. “O revezamento tem uma chance de final olímpica e de medalha, e vamos lutar por isso. Penso não só nesse ciclo olímpico, mas no próximo também porque tem atletas novos chegando... E claro com o time que já veio do Pan-Americano se entrosando também para um bom ano e um próximo ciclo olímpico também.”
O ouro no 4x100 m do Pan deu confiança “de quebrar o gelo” – não participou ativamente na última temporada por causa de lesão. “E segurança de saber que eu me encaixo. Sei dos meus erros e que tenho muito a melhorar ainda e já melhorei muito, inclusive no primeiro camping, e tenho certeza que vai dar tudo certo.”
Depois dos Desafios CBAt/CPB, Renan embarca com a seleção brasileira para um Camping de Treinamento e Competições de 40 dias na Flórida, nos Estados Unidos. E, na sequência, o Brasil disputa o Mundial de Revezamentos nas Bahamas, valendo vaga olímpica nos dias 4 e 5 de maio.
“Os objetivos com o Renan seriam ele conseguir os índices individuais nos 200 m (20.16) e nos 100 m (10.00). Eu enxergo o Renan também correndo o revezamento e ele está muito empolgado, gosta de correr o revezamento, foi uma festa no Pan-Americano”, afirmou a treinadora Sandra Regina. “O Renan é um atleta jovem e estamos trabalhando para aprimorar a sua técnica de corrida, fazendo o desenvolvimento da força e, com isso, esperamos chegar a melhores resultados, também com o amadurecimento.”
Muitos atletas conhecidos participaram do I Desafio CBAt/CPB, que reúne atletas olímpicos e paralímpicos. Gabriel Aparecido, segundo colocado nos 200 m, venceu os 100 m, com 10.26 (-0.1); Welington Silva Morais (Pinheiros-SP) ganhou o arremesso do peso, com 19,03 m; Samory Uiki (Sogipa-RS) ficou em primeiro no salto em distância, com 7,33 m (0.1); Jucilene Sales de Lima (IEMA-SP) venceu o lançamento do dardo, com 59,96 m; e Vitória Rosa (Pinheiros-SP) ganhou os 100 m, com 11.61 (0.0).
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos