Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou na manhã desta segunda-feira (26/2) os atletas que defenderão o País no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, que será disputado no dia 10 março, na Arena Pernambuco, em Recife. A competição será muito importante por estarem em jogo pontos para o ranking olímpico - os Jogos de Paris serão em agosto - e vagas para o Mundial por Equipes de Antalya, Turquia, dia 21 de abril. Para os brasileiros ainda há a motivação de competir em casa.
Foram chamados 30 atletas (15 no masculino e 15 no feminino), com base no ranking brasileiro e nos resultados da Copa Brasil de Marcha, disputada dia 18 de fevereiro, em circuito montado na Mata da Praia, em Vitória, no Espírito Santo.
A convocação foi anunciada, em nome da transparência, ao vivo pelo presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, por meio do Canal Atletismo Brasil pelo YouTube da entidade.
“Formamos uma equipe forte e estou animado. Estarei lá em Recife para torcer. E ver os brasileiros brilhar”, comentou Wlamir. Viviane Lyra e Caio Bonfim, que estão entre os convocados, e qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, mereceram comentários do presidente.
“A Viviane é referência, trabalha como nutricionista e sempre tem vontade de vencer. Mulher de fé e vencedora”, comentou. Disse que Caio Bonfim “é um atleta predestinado, um gigante, passa o exemplo para outros atletas". Medalha de bronze no Mundial de Budapeste, foi escolhido como o melhor brasileiro da modalidade pelo COB em 2023.
Os Convocados
Feminino
35 km
Viviane Santana Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Mayara Luize Vicentainer (IABC-SC)
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF)
Nair da Rosa (AABLU-SC)
20 km
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)
Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC)
Laryssa Fernanda Frois (PM Curitiba/SMELJ-PR)
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR)
10 km - Sub-20
Gabrielly Pereira Neves (CASO-DF)
Thaliane Janaína Cruz (PM Colombo-PR)
Marina Marques Ferreira (CASO-DF)
Maria Luiza Jaime (PM Curitiba/SMELJ-PR)
5 km Sub-18
Vitória Silva Araújo (Associação Paraibana de Atletisno-PB)
Kamylla Ester Brito (FME Timbó-SC)
Rayssa Estefani dos Santos (AER USIPA-MG)
Masculino
35 km
Diego Pereira de Lima (CASO-DF)
Edson Érico Alves Aguiar (Praia Clube/Exército/Futel)
Rudney Nogueira (UCA-SC)
Murilo Coutinho Nogueira (PM Colombo-PR)
20 km
Caio Bonfim (CASO-DF)
Matheus Gabriel Correia (AABLU-SC)
Lucas Mazzo (CASO-DF)
Max Batista dos Santos (CASO-DF)
10 km - Sub-20
Klaubert Emanuel Ferreira (CASO-DF)
João Paulo Nobre de Oliveira (AMBDM-CE)
Santiago Gonzalez Urbina (CASO-DF)
João Henrique Bertoldi (AAD Ascurra-SC)
10 km - Sub-18
Davi Gabriel Bastos dos Santos (Serra-ES)
André Bessa dos Santos Melo (IABC-SC)
Vinícius da Silva Lima (Pontaporanense-MS)
O Sul-Americano de Marcha Atlética, competição da Atletismo Sul-Americano, é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics