Bragança Paulista - O barreirista Vinícius de Brito (ACARISUL-SC) é o entrevistado do Podcast Última Volta edição nº 41 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que já pode ser encontrado nas principais plataformas de áudio. Vinícius correu 14.12 (0.2) nos 110 m com barreiras, no dia 17 de fevereiro, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, e se qualificou para o Campeonato Mundial Sub-20 de Lima (Peru), que será disputado em agosto. O índice estabelecido para a prova pela World Atlhetics é 14.20.
Vinícius de Brito não para de melhorar e vem construindo uma carreira no atletismo, desde que chegou para treinar futsal e acabou na modalidade por engano, aos 12 anos. Vinícius foi ao Estádio Municipal Alfredo João Krieck de Rio do Sul (SC) para jogar futebol. "Entrei na sala errada, a do atletismo. Pedi para treinar e comecei a correr, achava que era atividade física e só descobri quase um mês depois quando perguntei ao Jefinho (o treinador Jeferson Bagatoli) quando tinha treino com bola. Aqui não é futebol, é atletismo, ele falou" conta Vinícius.
Essa história e a carreira do jovem barreirista podem ser conferidas no Podcast Última Volta, oferecimento de Loterias Caixa, patrocinador máster do atletismo brasileiro, produção de Rafael Bueno e apresentação de Matheus de Oliveira, da Supervisão de Comunicação e Marketing da CBAt.
O catarinense de Rio do Sul que se mudou para Bragança Paulista, São Paulo, neste ano de 2024 por causa da estrutura da pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo (CNLCDA) e está treinando com o treinador Dino Cintra.
No ano passado, o barreirista de 17 anos, da equipe Rio do Sul (SC), venceu os 110 m com barreiras em 13.20, com recorde brasileiro e sul-americano sub-18 nos Jogos da Juventude, em Pirassununga (SP). Conquistou ouro no 1º Ibero-Americano Sub-18 em 13.65, e foi campeão brasileiro da categoria em Aracaju (14.14, -3.1 m/s), com vento contra. Foi campeão brasileiro (53.01) e sul-americano (51.98) sub-20 dos 400 m com barreiras. Terminou 2023 na liderança do Ranking Brasileiro (13.20) dos 110 m com barreiras e começa 2024 na liderança da prova, com índice para o Mundial (13.12).
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br, João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br, e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics