Bragança Paulista - O barreirista Vinícius de Brito (ACARISUL-SC) é o entrevistado do Podcast Última Volta edição nº 41 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que já pode ser encontrado nas principais plataformas de áudio. Vinícius correu 14.12 (0.2) nos 110 m com barreiras, no dia 17 de fevereiro, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, e se qualificou para o Campeonato Mundial Sub-20 de Lima (Peru), que será disputado em agosto. O índice estabelecido para a prova pela World Atlhetics é 14.20.
Vinícius de Brito não para de melhorar e vem construindo uma carreira no atletismo, desde que chegou para treinar futsal e acabou na modalidade por engano, aos 12 anos. Vinícius foi ao Estádio Municipal Alfredo João Krieck de Rio do Sul (SC) para jogar futebol. "Entrei na sala errada, a do atletismo. Pedi para treinar e comecei a correr, achava que era atividade física e só descobri quase um mês depois quando perguntei ao Jefinho (o treinador Jeferson Bagatoli) quando tinha treino com bola. Aqui não é futebol, é atletismo, ele falou" conta Vinícius.
Essa história e a carreira do jovem barreirista podem ser conferidas no Podcast Última Volta, oferecimento de Loterias Caixa, patrocinador máster do atletismo brasileiro, produção de Rafael Bueno e apresentação de Matheus de Oliveira, da Supervisão de Comunicação e Marketing da CBAt.
O catarinense de Rio do Sul que se mudou para Bragança Paulista, São Paulo, neste ano de 2024 por causa da estrutura da pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo (CNLCDA) e está treinando com o treinador Dino Cintra.
No ano passado, o barreirista de 17 anos, da equipe Rio do Sul (SC), venceu os 110 m com barreiras em 13.20, com recorde brasileiro e sul-americano sub-18 nos Jogos da Juventude, em Pirassununga (SP). Conquistou ouro no 1º Ibero-Americano Sub-18 em 13.65, e foi campeão brasileiro da categoria em Aracaju (14.14, -3.1 m/s), com vento contra. Foi campeão brasileiro (53.01) e sul-americano (51.98) sub-20 dos 400 m com barreiras. Terminou 2023 na liderança do Ranking Brasileiro (13.20) dos 110 m com barreiras e começa 2024 na liderança da prova, com índice para o Mundial (13.12).
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br, João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br, e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos