Bragança Paulista – Com a experiência de terem disputado o Mundial Indoor de 2022, em Belgrado, na Sérvia, e principalmente por terem corrido os 100 m em menos de 10.00 – são os únicos do Brasil na história –, Felipe Bardi e Erik Cardoso estão entre as atrações da seleção que disputa de sexta-feira (1/3) a domingo (3/3) o Mundial de Pista Coberta na Emirates Arena, em Glasgow, na Escócia.
Os dois velocistas do SESI-SP vão participar dos 60 m – prova análoga aos 100 m disputados ao ar livre -, com o objetivo de aperfeiçoar a largada. O treinador Darci Ferreira da Silva garante que os dois estão bem preparados. “Vão fechar o primeiro ciclo do ano no Mundial Indoor. Depois treinarão para o Mundial de Revezamentos das Bahamas, em maio, e para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. As expectativas são as melhores possíveis”, comentou Darci.
Em boa forma, o treinador espera boas atuações de Felipe e Erik. “Eles estão preparados e prontos para essa importante competição. Agora é ir para cima e fazer o melhor. É uma honra defender o Brasil”, afirmou Darci, que integra a comissão técnica da equipe Atletismo Brasil em Glasgow.
Felipe Bardi é o atual campeão sul-americano dos 60 m indoor, título conquistado em janeiro, em Cochabamba, na Bolívia, com 6.58, melhor marca pessoal, além de ser recordista brasileiro dos 100 m, com 9.96 (1.0). “Eu sempre tenho como objetivo melhorar a marca. Em Glasgow não será diferente. É claro que o recorde do ano passado nos 100 m foi expressivo, o Brasil precisava dessa marca, mas a gente está pensando em ser mais rápido. Tem grandes competições, no Brasil, inclusive, como o Troféu Brasil e o Ibero-Americano. Quem sabe correr na casa dos 9.80 e chegar forte nos Jogos Olímpicos", afirmou Bardi.
Já Erik Cardoso tem 6.71 como melhor resultado nos 60 m e foi o primeiro brasileiro a correr os 100 m em menos de 10.00 (9.97, com 0.8 de vento). “Espero ter mais um ano abençoado, graças a Deus e a Nossa Senhora. Vou encarar todos os desafios e procurar fazer sempre o melhor”, concluiu Erik.
O Brasil participará da 19ª edição do Mundial, com uma equipe de 20 atletas, sendo 11 mulheres e 9 homens. A equipe segue nesta terça-feira (27/2) em dois grupos para a Escócia.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos