Com uma delegação de 20 atletas – 11 no feminino e 9 no masculino -, o Brasil disputa de sexta-feira a domingo (1 a 3/3) o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, na Emirates Arena, em Glasgow, na Escócia. A competição, do calendário oficial da World Athletics, reunirá 651 atletas de 133 países. O Canal SporTV anunciou a transmissão de todas as etapas do evento.
A primeira etapa, que começa às 7:05 de Brasília (10:05 no horário local), reunirá 10 brasileiros. Um dos destaques é o catarinense Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG), atual campeão mundial indoor do arremesso do peso, título conquistado em Belgrado, na Sérvia, em 2022. A prova será final direta, a partir das 17:20 de Brasília.
“Estou treinando bem e torço para conseguir um bom desempenho”, disse o atleta de 32 anos, que foi campeão sul-americano indoor, em janeiro, em Cochabamba, na Bolívia, com a marca de 21,10 m. “Abrimos a temporada com bom resultado, vendo que a preparação está indo bem e saindo conforme o planejado.”
Recordista sul-americano em pista coberta, com 22,53 m, marca obtida em Belgrado, Darlan terá adversários fortes, como sempre. Estão inscritos na prova o bicampeão olímpico e bicampeão mundial Ryan Crouser, dos Estados Unidos, e o campeão mundial de Londres-2017 Tom Walsh, da Nova Zelândia. O arremesso do peso terá a participação de 17 atletas.
Outros brasileiros na etapa são Tiffani Marinho (Orcampi-SP), Tabata Vitorino de Carvalho (IABC/FMEBC-SC), Lucas Carvalho (Pinheiros-SP) e Lucas Vilar (SESI-SP) nas eliminatórias dos 400 m; Flávia Maria de Lima (FECAM/ASSERCAM-PR), Jaqueline Weber (Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Eduardo Moreira (Pinheiros-SP), nas eliminatórias dos 800 m; e de Felipe Bardi e Erik Cardoso, (ambos do SESI-SP) nas semifinais dos 60 m.
Além da final do arremesso do peso, com Darlan, está prevista a briga por medalhas nos 60 m masculino, a partir das 18:45 de Brasília. A participação dos brasileiros depende de classificação nas eliminatórias e semifinais.
“Espero um bom resultado, independentemente da marca. Tenho meu objetivo pessoal de ir bem, fazer o melhor possível e dar alegrias ao povo do Brasil”, comentou Felipe Bardi, recordista brasileiro dos 100 m, com 9.96 (1.0).
Nesta quinta-feira (29/2), os atletas fizeram o reconhecimento da moderna arena de competição e treinaram no Centro Scotstoun.
A história dos Mundiais em Pista Coberta começou em 1985, quando a então IAAF organizou uma pré-edição em Paris, na França, nos dias 18 e 19 de janeiro. Participaram 319 atletas de 69 países e a equipe brasileira teve cinco representantes. Neste tempo todo, o Brasil conquistou 17 medalhas – cinco de ouro, seis de prata e seis de bronze.
Atletismo Brasil em Glasgow:
Chefe de Equipe - Maurren Higa Maggi (CBAt)
Delegado - Fernando dos Reis (CBAt)
Médica - Haydee Beatriz Zandona Soares (PR)
Fisioterapeuta - Raphael Henrique e Cruz (PR)
Massagista - Flora Cristina Ferreira da Silva (RJ)
Treinador-Chefe - Evandro Cassiano de Lazari (SP)
Treinadores - Darci Ferreira da Silva (SP), Tania Fernandes de Paula Moura (SP), Thiago Moraes de Melo (AM) e Wagner José Alberto Carvalho Domingos (SP)
Os atletas
Equipe Feminina
Ana Carolina Azevedo (Pinheiros-SP) – 60 m
Vitória Cristina Rosa (Pinheiros-SP) – 60 m
Tiffani Marinho (Orcampi-SP) – 400 m
Tabata Vitorino de Carvalho (IABC/FMEBC-SC) – 400 m
Flávia Maria de Lima (FECAM/ASSERCAM-PR) – 800 m
Jaqueline Weber (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – 800 m e 1.500 m
Ketiley Batista (ASPMP-SP) – 60 m com barreiras
Caroline de Melo Tomaz (UCA-SC) – 60 m com barreiras
Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) - salto em distância
Eliane Martins (Pinheiros-SP) - salto em distância
Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP) - salto triplo
Equipe Masculina
Felipe Bardi (SESI-SP) – 60 m
Erik Cardoso (SESI-SP) – 60 m
Lucas Carvalho (Pinheiros-SP) – 400 m
Lucas Conceição Vilar (SESI-SP) – 400 m
Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP) – 800 m
Rafael Pereira (AABLU-SC) – 60 m com barreiras
Eduardo de Deus (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – 60 m com barreiras
Almir Cunha dos Santos (Sogipa-RS) - salto triplo
Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG - arremesso do peso
As 17 medalhas do Brasil em Mundiais Indoor
Ouro
José Luiz Barbosa - 800 m - Indianápolis (USA) - 1987
Fabiana Murer - salto com vara - Doha (QAT) - 2010
Mauro Vinicius Duda da Silva - salto em distância - Istambul (TUR) - 2012
Mauro Vinicius Duda da Silva - salto em distância - Sopot (POL) - 2014
Darlan Romani - arremesso do peso - Belgrado (SRB) - 2022
Prata
José Luiz Barbosa - 800 m - Budapeste (HUN) - 1989
Jadel Gregório - salto triplo - Budapeste (HUN) - 2004
Jadel Gregório - salto triplo - Moscou (RUS) - 2006
Maurren Maggi - salto em distância - Valência (ESP) - 2008
Almir Cunha dos Santos - salto triplo - Birmingham (GBR) - 2018
Thiago Braz - salto com vara – Belgrado (SRB) - 2022
Bronze
João Batista Eugênio da Silva - 200 m - Paris (FRA) - 1985
Robson Caetano - 200 m - Indianápolis (USA) - 1987
Maurren Maggi - salto em distância - Birmingham (GBR) - 2003
Osmar Barbosa dos Santos - 800 m - Budapeste (HUN) - 2004
Fabiana Murer - salto com vara - Valência (ESP) - 2008
Keila Costa - salto em distância - Doha (QAT) – 2010
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos