Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou os treinadores para o Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, que será realizado no domingo (10/3), na Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata, na grande Recife. O evento será transmitido ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt.
Foram chamados Gianetti Bonfim (CASO-DF), Diogo Mello da Rosa (Estação Conhecimento Serra-ES), João Sena Bonfim (CASO-DF) e Luís Paulo Ferreira Porto (Praia Clube/Exército/Futel-MG).
A competição deste domingo será muito importante por estarem em jogo pontos para o ranking olímpico - os Jogos de Paris serão em agosto - e vagas para o Mundial por Equipes de Antalya, Turquia, dia 21 de abril. Para os brasileiros ainda há a motivação de competir em casa.
A CBAt convocou ainda a atleta Alanda Martins Santos (Time Jundiaí-SP) para a disputa dos 10 km da categoria Sub-20. Ela foi chamada para substituir Gabrielly Pereira Neves (CASO-DF), que pediu dispensa. No total, o Brasil terá 30 representantes – 15 no feminino e 15 no masculino.
Os convocados
Feminino
35 km
Viviane Santana Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Mayara Luize Vicentainer (IABC-SC)
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF)
Nair da Rosa (AABLU-SC)
20 km
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)
Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC)
Laryssa Fernanda Frois (PM Curitiba/SMELJ-PR)
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR)
10 km - Sub-20
Alanda Martins Santos (Time Jundiaí)
Thaliane Janaína Cruz (PM Colombo-PR)
Marina Marques Ferreira (CASO-DF)
Maria Luiza Jaime (PM Curitiba/SMELJ-PR)
5 km Sub-18
Vitória Silva Araújo (Associação Paraibana de Atletisno-PB)
Kamylla Ester Brito (FME Timbó-SC)
Rayssa Estefani dos Santos (AER USIPA-MG)
Masculino
35 km
Diego Pereira de Lima (CASO-DF)
Edson Érico Alves Aguiar (Praia Clube/Exército/Futel)
Rudney Nogueira (UCA-SC)
Murilo Coutinho Nogueira (PM Colombo-PR)
20 km
Caio Bonfim (CASO-DF)
Matheus Gabriel Correia (AABLU-SC)
Lucas Mazzo (CASO-DF)
Max Batista dos Santos (CASO-DF)
10 km - Sub-20
Klaubert Emanuel Ferreira (CASO-DF)
João Paulo Nobre de Oliveira (AMBDM-CE)
Santiago Gonzalez Urbina (CASO-DF)
João Henrique Bertoldi (AAD Ascurra-SC)
10 km - Sub-18
Davi Gabriel Bastos dos Santos (Serra-ES)
André Bessa dos Santos Melo (IABC-SC)
Vinícius da Silva Lima (Pontaporanense-MS)
PROGRAMA-HORÁRIO
6:00 – 35 km Feminino
6:10 – 35 km Masculino
6:15 – 20 km Feminino
6:20 – 20 km Masculino
7:45 – 10 km Feminino Sub-20
7:55 – 10 km Masculino Sub-20
8:10 – 10 km Masculino Sub-18
8:30 – 5 km Feminino Sub-18
Mais informações sobre a competição
O Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa, e com apoio da Atletismo Sul-Americana, Secretaria de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco e da Federação Pernambucana de Atletismo.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics