Bragança Paulista – A carioca Viviane Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG) está entre as grandes favoritas na disputa da prova dos 35 km do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, que será realizado domingo (10/3), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Grande Recife. O evento será transmitido ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Quarta colocada nos 35 Km do Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto, com a marca de 2:44:40 e qualificada para os Jogos Olímpicos de Paris nos 20 km, Viviane sempre gostou das provas mais longas, embora seja a atual campeã dos 20 km da Copa Brasil Loterias Caixa, realizada no dia 12 de fevereiro, em Vitória (ES).
“Eu sempre gostei das distâncias mais longas (50 km e 35 km) e como estamos no início de temporada, com bastante volume de treino, decidimos disputar os 35 km, também como parte da preparação já que ajuda bastante a melhorar as provas mais curtas. Somar volume e resiliência, numa prova onde haverá um grande adversário: o clima”, comentou Viviane que é recordista brasileira dos 35 km, com o tempo do Mundial de Budapeste (2:44:40), e dos 50 km, com 4:22:46, alcançado no Pan de Lima-2019. Ela é treinada pelo marido Luís Paulo Ferreira Porto.
“Estamos realizando a preparação no Rio de Janeiro, na Comissão de Desportos da Aeronáutica, com clima e umidade parecidos com as que encontraremos em Recife. Utilizo também as instalações do Time Brasil, do COB”, observou a atleta de 30 anos. “É muito importante alinhar os treinos também com os profissionais da preparação física e área médica, realizando a ação de massoterapia como uma das estratégias de recuperação.”
Campeã pan-americana de marcha dos 35 km, em Manágua, na Nicarágua, no ano passado, ela tem como objetivo representar o Brasil no Mundial por Equipes, marcado para Antalya, na Turquia, no dia 21 de abril. “Ainda não sabemos em qual prova, já que dependemos da definição dos critérios dos organizadores, mas gostaria muito de disputar o revezamento misto de maratona e brigar por mais uma vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Paris”, disse a marchadora, que ganhou a medalha de bronze no Pan de Santiago nessa prova ao lado do brasiliense Caio Bonfim.
Após o Sul-Americano, Viviane parte para três semanas de treinos na altitude de Bogotá (COL). Em seguida, segue para a Europa para competir em Podebrady, na República Checa, no dia 6 de abril. A competição é válida pelo circuito ouro de marcha atlética da World Athletics.
O Brasil participará da competição deste domingo (10/3) com 30 atletas – 15 mulheres e 15 homens -, equipe completa. O Sul-Americano é importante porque conta pontos para o Ranking Olímpico e é oportunidade de os brasileiros melhorem as suas colocações no Ranking Mundial, critério de convocação da seleção para o Mundial de Marcha Atlética por Equipes.
PROGRAMA-HORÁRIO
6:00 – 35 km Feminino
6:10 – 35 km Masculino
6:15 – 20 km Feminino
6:20 – 20 km Masculino
7:45 – 10 km Feminino Sub-20
7:55 – 10 km Masculino Sub-20
8:10 – 10 km Masculino Sub-18
8:30 – 5 km Feminino Sub-18
O Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa, e apoio da Atletismo Sul-Americana, Secretaria de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco e da Federação Pernambucana de Atletismo.
Mais informações sobre a competição
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics