Bragança Paulista – A seleção brasileira disputa neste domingo (10/3) o Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética na Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana de Recife. O evento reunirá atletas de cinco países e terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal de YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Estão previstas oito provas, a partir das 6 horas, com a largada dos 35 km feminino. O último tiro de partida será dado às 8:30 para a disputa dos 5 km feminino Sub-18.
As principais atrações brasileiras da competição são Caio Bonfim (CASO-DF), nos 20 km, e Viviane Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG), nos 35km. Caio e Viviane estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris e, juntos, ganharam no ano passado a medalha inédita de bronze na nova prova do programa olímpico, a maratona de revezamento misto nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.
O brasiliense, de 32 anos, tentará o terceiro título sul-americano. Ele foi campeão dos 20 km em 2012, em Salinas (ECU) e em 2020, em Lima (PER). Na mesma competição peruana, Viviane comemorou o ouro nos 50 km.
“Estou bem e pronto para novo desafio”, disse Caio Bonfim, que ganhou no dia (3/3) a medalha de bronze nos 20 km do Grande Prêmio Chinês de Marcha Atlética, disputado na cidade de Taicang (bateu o recorde brasileiro, com 1:17:44). “No Mundial de Budapeste, no ano passado, fiquei em terceiro lugar nos 20 km e cinco dias depois terminei em 10º nos 35 km”, lembrou o atleta, referindo-se ao seu poder de recuperação.
Quarta colocada nos 35 Km em Budapeste, na Hungria, em agosto, com a marca de 2:44:40, Viviane sempre gostou das provas mais longas, embora seja a atual campeã dos 20 km da Copa Brasil Loterias Caixa, realizada no dia 12 de fevereiro, em Vitória (ES).
“Eu sempre gostei das distâncias mais longas (50 km e 35 km) e como estamos no início de temporada, com bastante volume de treino, decidimos disputar os 35 km, também como parte da preparação já que ajuda bastante a melhorar as provas mais curtas. Somar volume e resiliência, numa prova onde haverá um grande adversário: o clima”, comentou Viviane que é recordista brasileira dos 35 km, com o tempo do Mundial de Budapeste (2:44:40), e dos 50 km, com 4:22:46, alcançado no Pan de Lima-2019.
O Brasil participará da competição deste domingo com 30 atletas – 15 mulheres e 15 homens –, com equipe completa. O evento terá a participação ainda de competidores de Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Entre as atrações estrangeiras estão o colombiano José Montaña e a equatoriana Paola Bibiana Perez, ambos inscritos nas provas dos 20 km.
Além de ter transmissão pela TV Atletismo Brasil pelo Youtube da CBAt, os fãs da modalidade podem assistir à competição no lugar das provas. A Arena Pernambuco fica na Avenida Deus é Fiel, 1, no bairro de Penedo, em São Lourenço da Mata.
A delegação brasileira
Chefe da Equipe: Cisiane Dutra Lopes (PE)
Delegado: Edemar Alves dos Santos (CBAt)
Médico: André Luís Lugnani de Andrade (SP)
Fisioterapeuta: Sheyla Souza Alves Oechsler (SC)
Massagista: Thiago de Jesus Sales (SP)
Treinador Chefe: Luís Paulo Ferreira Porto (MG)
Treinadores: Gianetti Oliveira de Sena Bonfim (DF), Diogo Mello da Rosa (ES) e João Evangelista de Sena Bonfim (DF)
Os atletas
Feminino
35 km
Viviane Santana Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Mayara Luize Vicentainer (IABC-SC)
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF)
Nair da Rosa (AABLU-SC)
20 km
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)
Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC)
Laryssa Fernanda Frois (PM Curitiba/SMELJ-PR)
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR)
10 km - Sub-20
Alanda Martins Santos (Time Jundiaí)
Thaliane Janaína Cruz (PM Colombo-PR)
Marina Marques Ferreira (CASO-DF)
Maria Luiza Jaime (PM Curitiba/SMELJ-PR)
5 km Sub-18
Vitória Silva Araújo (Associação Paraibana de Atletisno-PB)
Kamylla Ester Brito (FME Timbó-SC)
Rayssa Estefani dos Santos (AER USIPA-MG)
Masculino
35 km
Diego Pereira de Lima (CASO-DF)
Edson Érico Alves Aguiar (Praia Clube/Exército/Futel)
Rudney Nogueira (UCA-SC)
Murilo Coutinho Nogueira (PM Colombo-PR)
20 km
Caio Bonfim (CASO-DF)
Matheus Gabriel Correia (AABLU-SC)
Lucas Mazzo (CASO-DF)
Max Batista dos Santos (CASO-DF)
10 km - Sub-20
Klaubert Emanuel Ferreira (CASO-DF)
João Paulo Nobre de Oliveira (AMBDM-CE)
Santiago Gonzalez Urbina (CASO-DF)
João Henrique Bertoldi (AAD Ascurra-SC)
10 km - Sub-18
Davi Gabriel Bastos dos Santos (Serra-ES)
André Bessa dos Santos Melo (IABC-SC)
Vinícius da Silva Lima (Pontaporanense-MS)
PROGRAMA-HORÁRIO
6:00 – 35 km Feminino
6:10 – 35 km Masculino
6:15 – 20 km Feminino
6:20 – 20 km Masculino
7:45 – 10 km Feminino Sub-20
7:55 – 10 km Masculino Sub-20
8:10 – 10 km Masculino Sub-18
8:30 – 5 km Feminino Sub-18
Mais informações sobre a competição
O Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa, e com apoio da Atletismo Sul-Americana, Secretaria de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco e da Federação Pernambucana de Atletismo.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos