São Lourenço da Mata (PE) - A carioca Viviane Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG), marchadora brasileira que já está qualificada para os Jogos Olímpicos de Paris, confirmou o favoritismo e conquistou o título de campeã dos 35 km do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, neste domingo (10/3), em circuito montado na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Grande Recife. Na chegada abraçou a irmã Luana Lyra e comemorou a vitória em 2:52:26.
Mayara Vicentainer (IABC-SC) conquistou a medalha de prata com o tempo de 3:09:50 e Elianay Santana Barbosa(CASO-DF) a de bronze em 3:33:00.
"Apesar de não ter sido o tempo que eu gostaria gostei. Enfrentar esse calor, o clima muito úmido, estou bem preparada, queria me testar e foi bom. Como eu sabia que o sol estaria alto no final da prova, eu comecei forte - passei os 20 km para 1:35. Sabia que no final ia ficar duro. O tempo de 2:52 é bom para início de temporada e num circuito que estava escorregadio e tinha curva fechada", afirmou Viviane Lyra.
"Estou muito feliz com o título de campeã e queria agradecer a todos que me apoiaram, meu marido e treinador e minha irmã que conseguiu vir também, muita energia, e claro que todo mundo que estava na torcida me acompanhando", acrescentou Viviane, que é treinada por Luís Paulo Ferreira Porto.
Viviane disse que vai continuar trabalhando para as próximas provas e para o seu objetivo final de estar totalmente preparada para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, e neste domingo mesmo (10/3) de Recife (PE) segue para Bogotá, Colômbia, para três semanas de treino em altitude. O Challenge de Podebrady, na República Tcheca, dia 6 de abril, e o Mundial de Marcha Atlética por Equipes de Antalya, na Turquia, dia 21 de abril, são os dois próximos compromissos de Viviane. "É continuar lutando porque Paris é o foco principal do ano", acrescentou Viviane.
Quarta colocada nos 35 Km do Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto, com a marca de 2:44:40 e qualificada para os Jogos Olímpicos de Paris nos 20 km, Viviane sempre gostou das provas mais longas, embora seja a atual campeã dos 20 km da Copa Brasil Loterias Caixa, realizada no dia 12 de fevereiro, em Vitória (ES).
Todos os campeões
35 km feminino - Viviane Santana Lyra (BRA) - 2:52:26
35 km masculino - Diego Pereira Lima (BRA) - 3:11.40
20 km - masculino - Caio Bonfim (BRA) - 1:22:49
20 km feminino - Lucy Alejandra Mendoza (COL) - 1:35:24
10 km - sub-20 feminino - Ruby Dayana Segura Garcia (COL) - 51:04
10 km - Sub-20 masculino - Jesus Lonardo Ramirez (COL) - 45:11
10 km - Sub-18 masculino - José Duvan Ccoscco (PER) - 50:51
5 km - sub-18 feminino - Rocio Andia Arotaipe (PER) - 26.37
O Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa, e com apoio da Atletismo Sul-Americana, Secretaria de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco e da Federação Pernambucana de Atletismo.
Resultados completos da competição
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos