Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou na tarde desta terça-feira (26/3) os atletas que representarão o País no Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes, que será disputado no dia 21 de abril, em Antalya, na Turquia. Foram chamados 14 atletas – seis no feminino e oito no masculino.
Viviane Lyra, Érica Sena, Caio Bonfim e Matheus Gabriel de Correia foram chamados para os 20 km e para a maratona de revezamento misto. O Mundial será qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris na maratona e cada país poderá ter até duas duplas na França, em agosto.
Viviane, Érica e Caio já estão classificados para os 20 km da Olimpíada, já que alcançaram os índices mínimos exigidos pela World Athletics para a especialidade (provas individuais).
A convocação foi feita ao vivo pelo presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, pela TV Atletismo Brasil. "Tenho certeza que os brasileiros lutarão pela vaga olímpica do revezamento. Não coloco pressão nos atletas, mas acredito na classificação", disse Wlamir. "É uma expectativa enorme. Espero que nossa marcha atlética faça história em Antalya. O Brasil tem o privilégio de contar com excelentes marchadores".
Caio Bonfim e Viviane Lyra foram premiados no domingo (24/3) os Melhores Atletas do Ano no Prêmio Melhores do Ano do Atletismo Loterias Caixa-2023, dentre todas as provas da modalidade. "Eles são inspiração para os jovens marchadores. O Caio é um exemplo fora e dentro das competições", frisou Wlamir.
O presidente deu as boas-vindas aos convocados. "Sejam muito bem-vindos à seleção brasileira. Para a nossa equipe principal: Paris é logo ali e sei que vocês vão brilhar. Para as categorias de base parabéns, aproveitem a oportunidade para fazer resultados e por estar nesse ambiente fantástico que é um Mundial."
O presidente da CBAt deixou o agradecimento ao patrocinador máster Loterias Caixa - são 23 anos de patrocínio ao Atletismo Brasil. "A Caixa investe na gente desse País. A cada real das apostas voltam 48 centavos para a sociedade. Investe 1,6 bilhão anual nos esportes."
Os convocados
Feminino
Viviane Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - 20 km e maratona em revezamento misto
Érica Sena (Pinheiros-SP) - 20 km e revezamento misto
Gabriela de Souza Muniz (CASO-SF) - 20 km
Mayara Vicentaner (IABC-SC) - 20 km
Gabrielly dos Santos (FECAM/ASSERCAN-PR) - 20 km
Thaliane Miranda Cruz (PM Colombo-PR) - 10 km Sub-20
Masculino
Caio Bonfim (CASO-DF) - 20 km e maratona em revezamento misto
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) - 20 km e revezamento misto
Lucas Mazzo (CASO-DF) - 20 km
Max Batista dos Santos (CASO-DF) - 20 km
Paulo Henrique Ribeiro (IABC-SC) - 20 km
Klaubert Ferreira de Franca (CASO-DF) - 10 km - Sub-20
João Paulo Nobre de Oliveira (AMBSM-CE) - 10 km - Sub-20
Santiago Gonzalez Urbina (CASO-DF) - 10 km - Sub-20
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias
O Grande Prêmio Brasil é integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (Categoria C para pontos no Ranking Mundial) e o Atletismo Brasil Challenger integra o World Athletics Continental Tour Challenger (Categoria D)
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova