Bragança Paulista - As atletas Anny Caroline de Bassi (IA Balneário Camboriú/FMEBC-SC), Giovana Rosália dos Santos (SESI-SP), Letícia Maria Nonato Lima (Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Marlene Ewellyn Santos (Orcampi-SP) e foram reconhecidas pelo desempenho nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China, e também pela temporada 2023. A premiação Melhores do Ano, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), foi realizada na noite de terça-feira (26/3), no Rio de Janeiro, para celebrar as conquistas de atletas de Instituições de Ensino Superior (IES) e Federações Universitários Estaduais (FUEs), com a presença de patrocinadores e parceiros.
As atletas do atletismo foram reconhecidas pela medalha de prata conquistada com o revezamento 4x400 m no Mundial Universitário de Chengdu, China. Marlene Santos também recebeu o troféu de destaque internacional. A atleta conquistou uma segunda medalha de prata no Mundial nos 400 m com barreiras, com 56.45, marca que a colocou nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de onde trouxe outra medalha de prata na prova. Letícia Nonato foi destaque nacional por resultado no Brasileiro Universitário de 2023.
A Confederação Brasileira de Atlletismo (CBAt) também foi homenageada e o presidente do Conselho de Administração Wlamir Motta Campos participou da premiação às atletas.
Marlene disse que ficou bem feliz num evento "que estava incrível, tudo muito lindo" e em que conseguiu levar sua mãe, irmã e irmão. "Durante a caminhada ter o apoio da família é super importante. Vim para Campinas há seis anos e poder estar com eles nesse momento, tendo o feito da China reconhecido, foi muito bom. Dá um gás para seguir firme nos treinos buscando os meus objetivos. Ajuda e mostra que o trabalho feito tem dado resultado." Agradeceu ao treinador Evandro Lázari e a sua equipe de Campinas.
Letícia Nonato, que treina com Antonio Nilson de Souza, fez uma excelente temporada também nas competições de clubes e pela seleção brasileira - integrou o revezamento 4x400 m misto que levou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A piauiense de Terezina, que mora em Timon, Maranhão, venceu os 200 m e os 400 m nos Jogos Universitários Brasileiro (JUBs), realizados em Brasília (DF), e também ganhou as duas distâncias no Campeonato Brasileiro Sub-23 de 2023.
"O prêmio é um evento muito legal, bonito, elegante, um momento diferente e é uma honra sermos homenageadas pela conquista. O Mundial foi uma competição muito intensa, boa e também muito bem organizada. Para mim, é uma honra esse reconhecimento pela conquista que obtivemos para o Brasil", disse Anny de Bassi, que treina com Diogo Mourão e é atleta de Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Giovana Rosália dos Santos, de 23 anos - namorada do velocista Erik Cardoso, treinando para o Mundial de Revezamentos da Bahamas com a seleção, nos Estados Unidos -, foi medalhista de bronze no Mundial Sub-18 de Nairóbi, Quênia, em 2017, nos 400 m e de ouro com o revezamento 4x400 m misto. Giovana treina em Santo André com os treinadores Rosana Soares e Darci Ferreira.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos