Capa

Troféu Adhemar reúne federados e universitários em Bragança Paulista

04.04.2024  |    368 visualizações

O evento, de sexta-feira a domingo (5 a 7/4), também marca o início de uma temporada emocionante com a disputa de clubes pelos títulos nacionais e a corrida por pontos no Ranking e índices olímpicos; a TV Atletismo Brasil transmite ao vivo e a entrada é franca

Bragança Paulista - Com a participação de atletas federados e universitários, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo marca o início de uma temporada que promete ser emocionante com a disputa de clubes pelos títulos nacionais e a corrida por pontos no Ranking e índices olímpicos. A TV Atletismo Brasil transmite ao vivo e a entrada no estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo é franca, a partir de sexta-feira e até domingo (5 a 7/4).

O evento é categoria “E” da World Athletics, oportunidade para a busca de pontos no Ranking da corrida olímpica até os Jogos de Paris, na França - o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto.

A competição também é uma homenagem ao bicampeão olímpico do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva (Helsinque-1952 e Melbourne-1956) e é realizada sob a hashtag #somosatletismo permitindo que o atletismo universitário possa competir junto com o olímpico.

"Para os atletas será a primeira grande competição destas últimas 12 semanas para o Troféu Brasil e em busca de índices, pontos e convocações. Tem atletas fora do Brasil, mas alguns confrontos vão ser determinantes para a formação da equipe que disputará o Ibero-Americano (de 10 a 12 de maio, em Cuiabá-MT)", avaliou o treinador Neilton Moura, integrante do Conselho Técnico da CBAt. Dentre as provas prometem boas disputas: no feminino, os 100 m com barreiras, o salto em altura, os 400 m, o lançamento do dardo, o heptatlo e o salto com vara e no masculino, os 400 m, o salto em distância e o decatlo.

O treinador vai comandar o decatleta José Ferreira Santana, o Balotelli, pelo Praia Clube/Exército/Futel, de Minas Gerais. "Vai competir em algumas provas individuais e no final de abril viaja para a Europa para a disputa de duas competições importantes", afirmou Neilton.

O Praia Clube/Exército/Futel (MG) inscreveu 53 atletas, a Associação Desportiva e Cultural São Bernardo do Campo (SP) 52 atletas, o EC Pinheiros (SP) 43, a Orcampi (SP) 36, a ASPM Pindamonhangaba (SP) 35, a AD Centro Olímpico (SP) 32, e a União Catarinense de Atletismo (UCA-SC) 30. No total, 745 atletas federados representarão 87 clubes, de 16 Estados e do Distrito Federal. Já as associações atléticas terão 125 representantes de 18 entidades universitárias.

"O Troféu Adhemar é uma boa prévia daquilo que a gente vai ter ao longo do ano. Ter várias equipes fortes disputando uma competição como essa é sinal de que as coisas estão andando no caminho para termos um atletismo cada vez mais forte", disse Clodoaldo Lopes do Carmo, treinador Chefe do Pinheiros.

Explicou que vários atletas do clube estão participando de GPs Sul-Americanos ou treinando e competindo em outros países, fora do Brasil. "Mas é uma prévia boa, ver no que a gente ainda pode melhorar para os Jogos Olímpicos, pensar na formação das equipes para o Ibero-Americano e o Troféu Brasil", acrescentou.

"O troféu Adhemar com toda certeza será uma prévia bem interessante e um termômetro para o Troféu Brasil deste ano. O Praia Clube tem objetivos e metas para a temporada bem traçados. Para isso, nada melhor do que trabalhar", disse Felipe Cacique Calixto, coordenador de Atletismo no Praia Clube.

Serão disputadas seis etapas, duas por dia. A competição começa nesta sexta-feira (5/4), às 8 horas, com o decatlo para universitários e federados. E termina no domingo (7/4), com os revezamentos 4x400 m masculino, às 17:10 para federados e às 17:25 para universitários. 

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e a entrada para o público é gratuita. O Centro Nacional fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64 (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 50,5 – SP 063), no bairro do Campo Novo.

No ano passado, também em Bragança Paulista, o Esporte Clube Pinheiros foi o campeão. Dentre as Atléticas, as três primeiras foram AAA Politécnica (189 pontos), Medicina Einstein (163) e a AAA Osvaldo Cruz – Medicina USP (121 pontos).

Mais informações sobre a competição

CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
26.11.2024

A

25.11.2024

Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza

25.11.2024

No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos