Bragança Paulista - A seleção brasileira que disputará o Ibero-Americano de Cuiabá, no Mato Grosso, de 10 a 12 de maio, será definida após o Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa, iniciado nesta sexta-feira (5/4) e que prossegue até domingo (7/4), em Bragança Paulista (SP). Serão convocados os dois primeiros colocados de cada prova no Ranking Brasileiro, no período de 6 de julho de 2023 a 7 de abril de 2024.
Na primeira etapa do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) venceu os 3.000 m com obstáculos com 10.08.08. A atleta, que ficou 31 dias treinando na altitude de Paipa, na Colômbia, queria sentir como está a sua preparação. "Foi bom competir para tirar a ansiedade do início da temporada, treinar as passagens dos obstáculos e me sentir mais a vontade na prova", disse Simone Ponte Ferraz, que vai fazer algumas corridas nos Estados Unidos até o fim de abril.
"O ano vai ser duro, mas vou em busca da vaga olímpica. Sei que o nível das competições fora é muito forte, mas a gente busca isso para dar o máximo, extrair o melhor", disse a atleta que viaja na terça-feira, dia 9. Simone, que é nascida em Ponte Serrada, vive desde os 16 anos em Jaraguá do Sul (SC) onde treina nos três parques da cidade e na pista do Centro Esportivo Murilo Barreto de Azevedo. "É uma cidade ótima e as pessoas me tratam muito bem."
Walace Evangelista Caldas (Life SJB-SP) venceu os 3.000 m com obstáculos com 8.45.77, sua melhor marca pessoal. Walace disse que está motivado em sua volta às pistas após cumprir suspensão em processo por doping. "Desde 2018 eu não competia, voltei depois de ficar afastado por quatro anos e de vencer a depressão, e estou motivado", disse Walace, que foi prata no Troféu Brasil de 2018 e hexacampeão brasileiro competindo nas categorias sub-18, sub-20 e sub-23. "É um misto de sentimentos, mas estou feliz pela marca também", completou o atleta que treina com Rodrigo Carvalho, em São Joaquim da Barra (SP).
Todas as etapas do Troféu Adhemar Ferreira da Silva serão transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e a entrada para o público é gratuita. O Centro Nacional fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64 (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 50,5 – SP 063), no bairro do Campo Novo.
O evento é categoria “E” da World Athletics, oportunidade para a busca de pontos no Ranking da corrida olímpica até os Jogos de Paris, na França - o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto. A competição também é uma homenagem ao bicampeão olímpico do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva (Helsinque-1952 e Melbourne-1956) e é realizada sob a hashtag #somosatletismo permitindo que o atletismo universitário possa competir junto com o olímpico.
Mais informações sobre a competição
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias
O Grande Prêmio Brasil é integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (Categoria C para pontos no Ranking Mundial) e o Atletismo Brasil Challenger integra o World Athletics Continental Tour Challenger (Categoria D)
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova