Capa

Matheus Lima confirma índice olímpico nos 400 m com barreiras

06.04.2024  |    460 visualizações

Na terceira etapa do Troféu Adhemar Ferreira da Silva neste sábado (6/4) o cearense que treina com o medalhista em Mundial Sanderlei Parrela voltou a fazer a marca mínima para estar nos Jogos de Paris em agosto; Gabriel Boza voltou a saltar bem no distância para o ouro em 8,15 m

Bragança Paulista - Dois jovens destaques do atletismo brasileiro foram os protagonistas da terceira etapa do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo neste sábado (6/4), em Bragança Paulista (SP). O cearense Matheus Lima da Silva (EC Pinheiros-SP) voltou a fazer índice para os Jogos Olímpicos de Paris nos 400 m com barreiras, na semifinal da prova, com 48.55 - a marca exigida pela World Athletics é 48.70. E Gabriel Boza, medalhista de bronze no Mundial Sub-20 de Cáli (COL) estreando em novo clube, o Praia Clube/Exército/Futel-MG, saltou 8,15 m para vencer o salto em distância com a sua melhor marca pessoal. 

O segundo colocado foi Lucas Marcelino dos Santos (Pinheiros-SP) com 7.84 m (3.8) e Weslley Bevilaqua Beraldo (AA Paranavai-PR) com 7.68 m (1.8).

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva terá mais duas etapas neste domingo (7/4), pela manhã e a tarde, com transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e entrada franca para o público no Centro Nacional de Treinamento (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64, bairro do Campo Novo; acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 50,5 – SP 063).

O cearense Matheus Lima da Silva (Pinheiros-SP), medalha de prata nos 400 m com barreiras nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, já tinha o índice olímpico nos 400 m rasos feito no 3° Encontro de Atletismo, organizado pela Federação Paulista, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, com o tempo de 44.52 (45.00), o terceiro melhor tempo da história da América do Sul e o segundo do Brasil, atrás apenas dos 44.29, alcançado por Sanderlei Parrela, com a conquista da medalha de prata no Mundial de Sevilha-1999. Desde o ano passado, Sanderlei orienta Matheus no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista.

Nascido em Fortaleza a 1 de junho de 2003, Matheus vem se superando ano a ano. Em 2023 surpreendeu ao correr os 400 m com barreiras em 49.19, conquistando a medalha de prata no Estádio Nacional de Santiago.

Gabriel disse que esperava fazer uma boa marca. "Estou treinando muito bem e a cada competição conseguindo encaixar saltos bons. Então, sempre vou com a cabeça confiante sabendo que a qualquer momento pode sair uma marca extraordinária", afirmou Gabriel Boza, que quer o indice olímpico (8.27 m) ou qualificação por pontos para os Jogos de Paris.

Gabriel mudou para São Paulo em 2019, em 2021 foi para Presidente Prudente, mas nesta temporada voltou para sua cidade natal São José dos Pinhais (PR). "Treino em Curitiba que fica do lado da minha cidade, com George Cordeiro, que conheço desde 2017. Estou gostando muito." O Ibero-Americano de Cuiabá, Mato Grosso, será de 10 a 12 de maio, é seu próximo desafio. "É continuar focado e 100% pronto, tanto física como mentalmente para obter resultados como hoje!"

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva é um evento categoria “E” da World Athletics, oportunidade para a busca de pontos no Ranking da corrida olímpica até os Jogos de Paris, na França - o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto. A competição também é uma homenagem ao bicampeão olímpico do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva (Helsinque-1952 e Melbourne-1956) e é realizada sob a hashtag #somosatletismo permitindo que o atletismo universitário possa competir junto com o olímpico.

Para todos os resultados e mais informações CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

 

 

Leia também...
10.08.2025

A CBAt deseja Feliz Dia dos Pais para os pais de toda a comunidade do atletismo! "Ter meu pai no estádio olímpico me orientando foi a minha maior medalha" - Thiago Moura, atleta do salto em altura, para seu pai, Neilton Moura

05.08.2025

Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias

05.08.2025

O Grande Prêmio Brasil é integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (Categoria C para pontos no Ranking Mundial) e o Atletismo Brasil Challenger integra o World Athletics Continental Tour Challenger (Categoria D)

04.08.2025

A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial