Bragança Paulista - A disputa do lançamento do dardo masculino foi a última do programa e o destaque na quarta etapa do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa já na noite deste sábado (6/4). Pedro Henrique Nunes (Endurance Sports-AM) ganhou o ouro com a expressiva marca de 80,02 m, Luiz Maurício Dias da Silva (Praia Clube/Exército/Futel-MG) conquistou a medalha de prata (77,84 m) e o jovem de 19 anos Arthur Curvo (AABB-MT) ficou com o bronze em 69,48 m e o índice para o Campeonato Mundial Sub-20 de Lima, Peru, que será realizado de 27 a 31 de agosto.
Lucas da Silva Carvalho (EC Pinheiros-SP) foi o campeão dos 400 m (45.16), também uma prova competitiva na etapa. Lucas, que tem como índice olímpico com a marca de 44.79, feita em 29/7/2023, em São Paulo, disse que espera "continuar no mesmo ritmo e fazer a melhor marca pessoal para as Olimpíadas". Lucas Conceição Vilar (SESI-SP), com 45.81, e Vitor Hugo de Miranda (Orcampi-SP), com 46.41, completaram o pódio.
Vinícius Moura Galeno (CASO-DF) ficou em quarto lugar, mas repetiu o índice de qualificação para o Mundial Sub-20. "Estou muito feliz por estar nessa competição com grandes atletas. Fazer o índice é muito importante para mim, essa é a terceira competição do ano e a terceira vez que bato o índice", comentou Vinícius Galeno, que voltou de um treino em altitude em Cochabamba, Bolívia. "Ficar na altitude ajudou na oxigenação e a melhorar o nível da competição. Voltei mais confiante e acredito que estou apto a competir."
Outra que comemorou índice para o Mundial Sub-20 de Lima foi Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR) nos 400 m com barreiras, com 59.04, na segunda série semifinal.
A atleta Nemata Nikiema (ADC São Bernardo), de Burquina Faso, também foi destaque na etapa deste sábado (6/4). Venceu o salto em distância com 6,66 m e comemorou muito a sua melhor marca pessoal. Nemata que está no Brasil há cinco anos disse que "a estrutura do País é boa e que está conseguindo se desenvolver e evoluir com os treinamentos daqui". Nemata treina no grupo de Nélio Moura, treinador da campeã olímpica Maurren Maggi (Pequim-2008).
Acredita que essa vai ser sua a temporada. "Estou muito confiante, fisicamente e psicologicamente bem, na minha melhor fase." Sua família ainda vive em Burquina Faso, um país do continente africano, e ela ainda mantém contato com eles e com a Federação de lá.
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva é um evento categoria E da World Athletics na busca de pontos no Ranking da corrida olímpica até os Jogos de Paris, na França - o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto. A competição é também uma homenagem ao bicampeão olímpico do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva (Helsinque-1952 e Melbourne-1956), realizada sob a hashtag #somosatletismo unindo atletas federados e universitários.
O Troféu termina neste domingo (7/4) - a quinta etapa começa 7 horas, com os 20.000 m da marcha atlética, e sexta etapa às 15 horas, com os 110 m com barreiras masculino e feminino e tem entrada franca para o público no Centro Nacional de Treinamento (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64, bairro do Campo Novo (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 50,5 – SP 063).
Para todos os resultados e mais informações CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Como
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil