Bragança Paulista - O queniano Nicolas Kiptoo Kosgei (2:16.25) e a boliviana Helen Daniela Baltazar Medina (2:50.14) foram os vencedores da 28ª Maratona Internacional de São Paulo, realizada domingo (7/4) em percurso de 42.195 km por ruas e avenidas da cidade. Ambos estrearam na corrida que recebeu Selo Ouro e o Permit 07/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo e Permit da World Athletics.
"É minha primeira participação na Maratona de São Paulo e estou feliz. O percurso tinha muitas subidas, mas eu gosto de correr no Brasil. Vou ficar mais três meses por aqui, fazendo outras provas e depois volto para o Quênia. Estou contente com os resultados", comentou Kosgei.
Três atletas brasileiros foram ao pódio: o paulista Ederson Vilela, campeão da Maratona de Curitiba (PR) e vice da Volta Internacional da Pampulha (MG), em 2023, em terceiro; Geilson dos Santos Conceição em quarto; e Raphael Magalhães Moura na quinta posição.
"Optei por sair mais atrás porque nessa prova tinha um grupo grande de africanos, uns dez deles, e sabíamos que seria rápida, especialmente no início. Eu fui feliz na minha estratégia, superei aqueles que tiveram uma quebra do ritmo e conquistei esse importante resultado que é o terceiro lugar", disse Ederson Vilela.
Nos últimos dois quilômetros, a boliviana abriu distância para as concorrentes. "É a primeira vez que venho competir no Brasil e estou contente com a recepção dos brasileiros, que me incentivavam ao longo do percurso. O caminho era cheio de altos e baixos, mas gostei muito", afirmou Helen.
Resultados da 28ª Maratona de São Paulo:
Masculino
1) Nicolas Kiptoo Kosgei (QUE) - 2:16.25
2) Gosa Bogale Seyoum (ETH) - 2:17.05
3) Ederson Vilela Pereira (BRA) - 2:19.14
4) Geilson dos Santos Conceição (BRA) - 2:21.14
5) Raphael Magalhães Moura (BRA) - 2:25.51
Feminino
1) Helen Daniela Baltazar Medina (BOL) - 2:50.14
2) Tadesu Tafa Weka (ETH) - 2:50.50
3) Haregeweyni Hads Alemayehu (ETH) - 2:51.00
4) Emily Chebet (QUE) - 2:51.54
5) Faridah Jepchirchir Chelanga (QUE) - 2:52.01
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A CBAt deseja Feliz Dia dos Pais para os pais de toda a comunidade do atletismo! "Ter meu pai no estádio olímpico me orientando foi a minha maior medalha" - Thiago Moura, atleta do salto em altura, para seu pai, Neilton Moura
Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias
O Grande Prêmio Brasil é integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (Categoria C para pontos no Ranking Mundial) e o Atletismo Brasil Challenger integra o World Athletics Continental Tour Challenger (Categoria D)
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial