Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou as equipes que vão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Revezamentos de Nassau, Bahamas, dias 4 e 5 de maio. Foram convocados 23 atletas para compor os revezamentos 4x100 m e 4x400 m, feminino e masculino, e o 4x400 m misto. O Mundial é muito importante por ser seletivo para os Jogos Olímpicos de Paris - o programa do atletismo será realizado de 1 a 11 de agosto.
O Brasil tem medalha de ouro no revezamento 4x100 m (Rodrigo Nascimento, Jorge Vides, Derick Souza e Paulo André de Oliveira), conquistada no Mundial de Yokohama, Japão, em 2019, e prata com o 4x400 m misto (Anderson Henriques, Tiffani Marinho, Geisa Coutinho e Alison Santos), obtida na Silésia, Polônia, em 2021.
"Esperamos ter uma performance boa e o foco é assegurar a participação dos revezamentos do Brasil nos Jogos Olímpicos", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, que fez a convocação por live nesta quinta-feira (11/4).
A convocação confirmou a presença na seleção dos seis integrantes do 4x100 m que estão na Flórida (EUA) num camping de revezamento e vão direto para o Mundial. E a boa fase do feminino que já vem se preparando em competições com bons resultados obtidos no último fim de semana na Argentina - por Ana Azevedo e Vitória Rosa - e no Brasil - por Gabriela Mourão e Anny de Bassi. "O trabalho está sendo feito e os resultados aparecendo. É hora de brilhar", afirmou Wlamir.
Os resultados dos atletas dos 400 m vem mostrando a força da distância desde as últimas temporadas, tanto no feminino quanto no masculino, e o Brasil conseguiu formar revezamentos que podem ser bem competitivos. E com jovens destaques como o cearense Matheus Lima, que já tinha o índice olímpico nos 400 m rasos (44.52) e fez também nos 400 m com barreiras (48.55). Em 2023, já surpreendeu ao correr os 400 m com barreiras em 49.19, conquistando a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.
Anny Caroline de Bassi, eleita a melhor atleta do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, no último fim de semana (7/4), conquistou sua convocação nos três revezamentos - 4x100 m, 4x400 m e 4x400 m misto. Ela e Letícia Maria Nonato Lima estavam na equipe medalha de prata conquistada com o revezamento 4x400 m no Mundial Universitário de Chengdu, China, em 2023.
"São provas que vem crescendo e ainda temos o Alison dos Santos, o Piu, que pediu dispensa do Mundial em função dos compromissos de sua preparação olímpica", acrescentou Wlamir. Alison disputa o Memorial Tom Jones, na Flórida (14/4) e as etapas da Liga Diamante em Doha, Catar (10/5); Oslo, Noruega (30/5); Estocolmo, Suécia (1/6); Paris, França (7/7); Mônaco, Principado de Mônaco (12/7); Londres, Inglaterra (20/7) antes dos Jogos Olímpicos.
"Parabéns aos atletas, treinadores, clubes, federações, patrocinadores. 215 milhões de brasileiros estarão torcendo por vocês. Sejam bem-vindos a seleção brasileira de atletismo e sucesso", completou Wlamir.
Atletismo Brasil no Mundial de Revezamentos
Feminino
Anny Caroline de Bassi (IA Balneário Camboriu/FMEBC-SC) - 4x100 m, 4x400 m e 4x400 m misto *
4x100 m
Ana Carolina Azevedo (EC Pinheiros-SP)
Gabriela Aline Grunow (IABC/FMEBC-SC)
Gabriela Silva Mourão (EC Pinheiros-SP)
Lorraine Barbosa Martins (EC Pinheiros-SP)
Vitória Cristina Rosa (EC Pinheiros-SP)
Masculino
Erik Felipe Barbosa Cardoso (SESI-SP)
Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP)
Gabriel Aparecido dos Santos Garcia (EC Pinheiros-SP)
Paulo André Camilo de Oliveira (Clube de Atletismo do Espírito Santo-ES)
Renan Correa de Lima Gallina (Associação de Atletismo de Maringá-PR)
Rodrigo Pereira do Nascimento (EC Pinheiros-SP)
4x400 m feminino e 4x400 m misto
Jayni Suelen dos Santos Barreto (IEMA-SP)
Letícia Maria Nonato Lima (Praia Clube-Exército-Futel-MG)
Maria Victória Belo de Sena (Fundação de Ciências, Tecnologia e Ensino-SP)
Tábata Vitorino de Carvalho (IA Balneário Camboriú/FMEBC-SC)
Tiffani Beatriz Marinho (ORCAMPI-SP)
4x400 m masculino e 4x400 m misto
Lucas Conceição Vilar (SESI-SP)
Lucas da Silva Carvalho (EC Pinheiros-SP)
Matheus Lima da Silva (EC Pinheiros-SP)
Maexsuel dos Santos Santana (Instituto Luasa Sports Guarulhos-SP)
Tiago Lemes da Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG)
Vitor Hugo de Miranda (ORCAMPI-SP)
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A
Como
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos