Capa

Ibero-Americano de Cuiabá já tem 23 países e 455 atletas inscritos

10.04.2024  |    638 visualizações

A competição que será realizada na pista da Universidade Federal do Mato Grosso, no Centro Oeste do Brasil, é aberta a nações ibero-americanas e africanas onde a língua oficial é o espanhol ou o português; evento está no caminho da corrida olímpica por índices ou pontos no Ranking Mundial

Bragança Paulista - O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de 2024, que será realizado em Cuiabá, Mato Grosso, no Brasil, de 10 a 12 de maio, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), daqui a 30 dias, já recebeu as inscrições de 23 países e 455 atletas, um número bem representativo e que vai movimentar Cuiabá. A competição será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.

O prazo para o fechamento das inscrições termina em 16 de abril, mas já confirmaram presença na competição - que vai ao Centro Oeste do Brasil pela primeira vez - os seguintes países: Angola, Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.

As negociações entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso para levar a competição para a região Centro-Oeste começaram em julho, durante a realização do Troféu Brasil de Atletismo, com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) Jefferson Neves e o governador Mauro Mendes. Cuiabá já recebeu o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23 em 2022, o Troféu Brasil de Atletismo - com grande sucesso de público (250 mil pessoas nas transmissões e 7 mil no estádio, em quatro dias de disputas) - em 2023, e agora sedia o Ibero. 

Competição gerenciada pela Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), o Ibero-Americano reúne a cada dois anos países ibero-americanos mais Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português. 

O Brasil recebeu quatro edições da competição em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como será agora a de Cuiabá. A primeira edição foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP).

O atleta Pedro Henrique Nunes (Endurance Sports-AM) que abriu a temporada no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, no último fim de semana, no lançamento do dardo, com 80,02 m, está buscando o índice olímpico para os Jogos de Paris (fixado pela World Athletics em 85,50 m) e ou pontos no Ranking Mundial. "Temos o Ibero-Americano e o GP Brasil-Cuiabá pela frente e, antes disso, o Estadual. Então é a gente seguir com a preparação e, se Deus quiser, fazer o índice", disse o lançador.

Pedro Henrique, de 24 anos, nascido em Parintins (AM), treina em Manaus, com Margareth Bahia Marques Haiden. É o recordista brasileiro do lançamento do dardo, com 83.89 m (estabelecido no GP Brasil de 2023, em São Paulo).

A barreirista Chayenne Pereira da Silva (EC Pinheiros-SP) também venceu os 400 m com barreiras no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, no domingo (7/4), em Bragança Paulista, com 56.37 - correu 56.20 na semifinal. Sua melhor marca é 55.15, feita em 2021, em São Paulo. Chayenne, de 24 anos, que treina com Marsele Mazzoleni Machado, tem o objetivo de correr bem em Cuiabá. "Está sendo o meu melhor início de temporada e quero fazer o índice no Ibero ou no GP de Cuiabá", disse Cheyenne que depois de competir no Mato Grosso seguirá para um período de treinamento e competições na Europa - terá como base o Centro de Treinamento de Jamor, em Oeiras, perto de Lisboa, Portugal. 

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
25.11.2024

Como

25.11.2024

No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos

24.11.2024

A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil