Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) se colocaram à disposição da comunidade para esclarecer quaisquer dúvidas referentes ao Programa de Formação de Atletas do CBC, que já tem a adesão de 154 integrantes aptos a receber passagens aéreas para participar dos Campeonatos Brasileiros em 2024. O objetivo da parceria é de que mais clubes tenham benefícios e possam ir às competições, levando o atletismo a todos os lugares do Brasil.
O pré-requisito do cadastro no CBC não gera obrigações para os clubes que optarem por não se filiar a nenhuma das categorias disponíveis no Programa de Formação de Atletas. E também não restringe a participação nos Campeonatos Brasileiros para os clubes que não forem elegíveis ao Programa por força de lei, por exemplo equipes de secretarias municipais e estaduais, Prefeituras, academias e entidades com fins lucrativos.
Duas notas oficiais, as de números 47 e 52, foram divulgadas sobre o tema neste mês de abril. A primeira publica, detalhadamente, os critérios definidos para que os clubes integrantes do Programa de Formação de Atletas do CBC recebam passagens aéreas, de acordo com Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero do Troféu Brasil e dos Campeonatos Brasileiros Interclubes Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23 de 2023.
E define o cadastro ao CBC como pré-requisito para a inscrição em competições nacionais. "O cadastro dos Clubes e a parceria do CBC tem o objetivo de potencializar a participação nos Campeonatos Nacionais, de permitir que mais clubes possam levar seus atletas às competições", explicou Claudio Castilho, CEO da CBAt.
A nota oficial 52 trouxe informações sobre os clubes elegíveis e os clubes inelegíveis ao Programa de Formação de Atletas e aptos para receber os benefícios correspondentes a categoria em que são filiados.
São elegíveis - podem se cadastrar no CBC: Clube ou Associação de direito privado formalmente constituída; sem fins lucrativos; estatutariamente vocacionada à prática desportiva; que desenvolver pelo menos um esporte e ser filiada à uma Entidade de Administração do Desporto (Confederação, Federação ou Liga); e dispor de instalações adequadas. https://www.cbclubes.org.br/calendario-de-cbi/como-fazer-parte
São inelegíveis - não podem se cadastrar, mas sem problemas para participação em Campeonatos Brasileiros, conforme definiu a parceria CBAt/CBC: Entidades com fins lucrativos; Prefeituras Municipais; Autarquias; e Fundações de Esportes. Nesse caso, o próprio Sistema Extranet da CBAt, após as inscrições dos clubes nos Campeonatos Brasileiros, fará o cadastro da entidade (clube) na Plataforma do CBC antes do início da competição.
A nota oficial da CBAt também esclarece sobre o uso do Selo de Formação de Atletas do CBC nos uniformes. Só será obrigatório para os clubes cadastrados no CBC que usarem os benefícios de passagens nos Brasileiros Interclubes de Atletismo e Troféu Brasil em 2024.
Os clubes que queiram usar os benefícios devem estar regularizados no CBC. Em caso de dúvidas e ou pendências estão disponíveis os e-mails elisiario.palermo@cbclubes.org.br e tecnico@cbat.org.br. Todas as dúvidas serão esclarecidas.
Recursos e Benefícios - O Programa de Formação de Atletas do CBC tem como parceiros as Confederações e Ligas Nacionais para ampliar o benefício aos atletas de Clubes, Associações e Institutos Esportivos. São 22 confederações parceiras, totalizando 47 esportes olímpicos, no masculino e feminino, segundo informou Emerson Luiz Appel, Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC.
"Com a CBAt não é diferente. O objetivo é fazer com que as entidades de prática desportiva de atletismo possam receber os benefícios, em um primeiro momento de passagens aéreas para participação em Campeonatos, para depois obterem recursos para aquisição de materiais e equipamentos esportivos e também a contratação e manutenção de equipes técnicas e multidisciplinares", ressaltou Emerson Luiz Appel.
Reforçou que o cadastramento na plataforma do CBC, no Programa de Formação de Atletas como Clube Aspirante, é sem custos para as entidades e não se trata de obrigatoriedade de filiação, aí sim com responsabilidades, deveres e direitos.
A CBAt pede aos treinadores e dirigentes que divulguem as informações aos atletas e aos demais componentes de suas equipes.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Como
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil