Capa

CBAt divulga os critérios de qualificação para o Sul-Americano Sub-20 de Lima

25.04.2024  |    1.547 visualizações

O Brasil pode ter até 60 atletas na competição, dois por prova, que será em Lima, de 12 a 14 de julho; este ano o campeonato de área ganha importância para a categoria porque é pré-Mundial, também marcado para Lima, no Peru, de 26 a 31 de agosto

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo definiu e publicou, por meio da nota oficial 067/2024, os critérios para a convocação da seleção brasileira que vai ao Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20 de Lima, Peru, de 12 a 14 de julho. Serão convocados até 60 atletas, no máximo dois por prova.

Os critérios são os seguintes: o campeão de cada prova individual do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2024 - no caso de empate em primeiro, obrigatoriamente deverá ser feito o desempate; os 20 atletas melhores posicionados no Ranking Sul-Americano Sub-20 de 2024 até a 6ª sexta posição, no período de 1 de janeiro de 2024 até 9 de junho de 2024, considerando até dois atletas por país.

No caso de empate entre brasileiros no Ranking na mesma prova, será considerado para desempate o segundo melhor resultado do atleta e assim sucessivamente em caso de novos empates; se o empate ocorrer entre provas e ou gêneros diferentes, o desempate será feito pelo Scoring Tables of Athletics.

Os revezamentos serão compostos pelos convocados nas provas individuais conforme disponibilidade dos atletas e avaliação do treinador responsável. Casos omissos serão analisados e definidos pelo Departamento Técnico da CBAt. O manual técnico do evento ainda não foi fornecido e, portanto, os critérios poderão sofrer alterações.

O Campeonato Sul-Americano Sub-20 ganha ainda mais importância este ano porque é pré-Mundial da categoria. O Campeonato Mundial Sub-20 também será realizado em Lima, no Peru, de 26 a 31 de agosto. Os critérios de convocação, bem como a tabela de índices já estão publicados e podem ser consultados no site da CBAt na aba seleções. Em Cáli, na Colômbia, em 2022, o Brasil foi ao pódio do Mundial Sub-20 com a medalha de bronze de Gabriel Boza no salto em distância.

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA O MUNDIAL SUB-20

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
01.08.2025

O comandante do esporte olímpico brasileiro esteve em São Paulo, elogiou a complexa montagem da competição e destacou resultados como os recordes sul-americanos de Erik Cardoso nos 100 m (9.93) e de Caio Bonfim nos 20.000 m da marcha atlética em pista (1:18.37.9 )

31.07.2025

A primeira mulher finalista olímpica da história viu sua trajetória no telão e recebeu a medalha que ela própria inspirou; É a imagem de Aída, em sua prova, que estampa as medalhas e o troféu que vem sendo entregues aos atletas e clubes campeões.

31.07.2025

Velocista do Sesi-SP correu duas vezes abaixo dos 10 segundos no Troféu Brasil - no feminino, Ana Azevedo (Pinheiros-SP) venceu com recorde pessoal; a competição vai até domingo (3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

30.07.2025

Já qualificados para o Mundial do Japão, em setembro, os marchadores Caio Bonfim e Viviane Lyra, além da saltadora Juliana Campos, são destaques da abertura da 44ª edição do campeonato, que será disputado de quinta a domingo (31/7 a 3/8) no Centro Paralímpico Brasileiro (SP), com entrada gratuita