Capa

Matheus Lima disputa Ibero-Americano com foco nos Jogos Olímpicos

Sanderlei Parrela, medalhista em Mundial, é o 'guia' do atleta de 20 anos que se destacou neste início de temporada ao obter os índices olímpicos nos 400 m rasos e nos 400 m com barreiras; o cearense compete em Cuiabá, de 10 a 12, na pista da UFMT, de olho no recorde brasileiro do treinador

02.05.2024  |  266 visualizações

Bragança Paulista - O jovem cearense Matheus Lima da Silva, de 20 anos, se destacou nos primeiros meses da temporada 2024 por suas marcas nos 400 m rasos e nos 400 m com barreiras, ganhou espaço no cenário nacional e, inspirado em seu treinador Sanderlei Parrela que é medalhista em Mundial e ídolo do atletismo, sonha com chegar longe. No momento, todo o seu foco está colocado nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 - as disputas do atletismo na França serão de 1 a 11 de agosto.

Matheus disputa várias competições importantes como o Mundial de Revezamentos de Nassau, Bahamas, com o 4x400 m do Brasil, neste sábado e domingo (4 e 5/5), o Ibero-Americano de Cuiabá, Mato Grosso (10 a 12/5), o Grande Prêmio Cuiabá-2024 (15/5) e meetings na Europa antes de Paris.

Atleta do EC Pinheiros, campeão sul-americano e medalha de prata nos 400 m com barreiras no Pan-Americano de Santiago (CHL), fez o índice olímpico nos 400 m rasos em São Paulo, com 44.52 (45.00 é a marca fixada pela World Athletics). Esse tempo de Matheus é o terceiro melhor da história da América do Sul e o segundo do Brasil, atrás apenas dos 44.29, alcançado por Sanderlei Parrela, com a conquista da medalha de prata no Mundial de Sevilha-1999. 

No dia 20 de abril, em São Bernardo do Campo (SP), Matheus voltou a correr 44.52 nos 400 m. Antes, fez o índice olímpico também nos 400 m com barreiras, na semifinal do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, dia 6 de abril, em Bragança Paulista (SP), com 48.55 (a marca da WA é 48.70).

Sanderlei orienta Matheus no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista. Nascido em Fortaleza a 1 de junho de 2003, Matheus vem se superando ano a ano. Em 2023 surpreendeu ao correr os 400 m com barreiras em 49.19, tempo da medalha de prata no Estádio Nacional de Santiago.

"No Ibero, vamos buscar a constância nos tempos que vem fazendo. Tanto no Ibero quanto no GP acho que ele pode manter ou até melhorar os seus tempos. Estamos contentes porque ele está treinando normalmente e as marcas estão saindo, tanto nas barreiras quanto no raso", comenta Sanderlei que acredita que a pista rápida de Cuiabá e o clima quente - condições que ajudam provas de velocidade - serão favoráveis.

Para o Ibero-Americano de Cuiabá, os planos de Matheus são garantir uma medalha de ouro para o Brasil e bater o recorde brasileiro dos 400 m, de 44.29, que é de seu treinador Sanderlei. "Cuiabá tem uma pista boa de se correr", afirma Matheus.

Sanderlei está feliz com a progressão de seu atleta e não esconde que confia "na relação de pai e filho", muito parecida com a que teve com o seu treinador Luiz Alberto de Oliveira, já falecido, nos Estados Unidos. Sanderlei conheceu o barreirista num camping em Fortaleza, em 2017, quando ele ainda treinava com Mahebal de Vasconcelos Santos. "Achei que tinha talento, mesmo correndo 55.00 nos 400 m", relembra. Matheus chegou em Bragança no final de 2022. "Eu disse a ele: se confia em mim, vou te guiar."

"Mudou treinamento, alimentação, suplementação e, principalmente, comportamento. O Sanderlei me ensina a ser um atleta melhor e uma pessoa melhor, os caminhos certos para um trabalho bem feito", conta Matheus, que tinha o objetivo de fazer o índice nas duas provas, mas agora já pensa numa final olímpica. "Estou me dedicando ao máximo", afirma Matheus que sonha também com medalha olímpica.

Mais informações no hotsite da competição

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Matheus Lima: índices olímpicos nos 400 m rasos e nos 400 m com barreiras
(Wagner Carmo/CBAt)

Matheus Lima
(Wagner Carmo/CBAt)

Matheus Lima com o revezamento 4x400 m em Santiago
(Wagner Carmo/CBAt)

Leia também...

17.05.2024

GP Brasil-Niterói reúne brasileiros e estrangeiros por índices e pontos na corrida olímpica

A competição marca a abertura da nova pista de atletismo revitalizada pela Prefeitura de Niterói - um espaço para eventos nacionais e internacionais no Rio de Janeiro; meeting do Continental Tour da World Athletics vale índice e pontos no Ranking Mundial na corrida olímpica

17.05.2024
Credenciamento para o GP Brasil-Niterói vai até sábado (18/5)

Os profissionais de mídia vinculados a veículos de comunicação que desejarem cobrir o Grande Prêmio Brasil-Niterói podem preencher o formulário no hotsite da competição

15.05.2024

GP Brasil-Cuiabá tem vitória com recorde do campeonato de Jucilene de Lima

A 'Nega Ju', nome que usa nas redes sociais, ganhou o lançamento do dardo com 62,52 m; além de melhor marca da competição a atleta ficou a 37 centímetros do recorde brasileiro; todos os atletas seguem para o Rio de Janeiro para a disputa do GP Brasil-Niterói no domingo (19/5)

14.05.2024

Grande Prêmio Brasil-Cuiabá terá atletas de 19 países na corrida pela vaga olímpica

O programa da competição, com 14 provas, será realizado na pista da Universidade Federal do Mato Grosso, nesta quarta-feira, a partir das 13 horas, com entrada franca para o público e transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil e da TV Atletismo Brasil

Entre em contato