Capa

Equipes do 4x100 m do Brasil disputam Mundial de Revezamentos da Bahamas

02.05.2024  |    624 visualizações

A seleção vai para brigar, tanto no feminino quanto no masculino, por uma das vagas olímpicas que estarão em disputa na competição, sábado e domingo (4 e 5/5), no Estádio Nacional Thomas A. Robinson de Nassau

Bragança Paulista - O Brasil disputa o Campeonato Mundial de Revezamentos de Nassau, Bahamas, no Estádio Nacional Thomas A. Robinson, sábado e domingo (4 e 5/5). O Mundial é classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 e a seleção viajou para Nassau nesta quinta-feira (1/5), saindo de São Paulo e da Flórida, nos Estados Unidos, com 22 atletas em cinco equipes - 4x100 m e 4x400 m, feminino e masculino, e 4x400 m misto.

Para o 4x100 m feminino viajaram as velocistas Ana Carolina de Jesus Azevedo, Gabriela Silva Mourão, Lorraine Barbosa Martins e Vitória Cristina Silva Rosa, todas do EC Pinheiros, de São Paulo, e ainda Gabriela Aline Grunow, que é do Instituto de Atletismo de Balneário Camboriú, de Santa Catarina (IABC/FMEBC-SC). Anny Caroline de Bassi (IABC/FMEBC-SC) assegurou convocação para os três revezamentos 4x100 m e 4x400 m, feminino, e 4x400 m misto, mas será escalada no time dos 400 m.

O treinador Renan da Mota Valdiero acredita que o Brasil tem chances reais de classificação para os Jogos Olímpicos com o 4x100 m feminino, considerando os resultados que as velocistas já apresentaram em revezamentos anteriores. "A Vitória Rosa vem fazendo bons resultados nesse início de temporada, assim como a Ana Azevedo e isso só facilita o nosso trabalho. Juntamente com as outras meninas, a Lorraine Martins voltando de lesão e agora em boa fase, acreditamos numa boa performance", comentou.

Os integrantes do revezamento 4x100 m masculino viajaram dos Estados Unidos para a Bahamas: Erik Cardoso e Felipe Bardi, do SESI-SP, Gabriel dos Santos Garcia e Rodrigo Pereira do Nascimento, do Pinheiros, Paulo André Camilo de Oliveira, do CAES-ES, e Renan Correa de Lima Gallina, da AA Maringá-PR.

"Fizemos um bom camping na Flórida, com boas instalações e logística para o treinamento e refeições. Foi bem assertiva a escolha porque também encontramos um bom nível de competições, com séries fortes. Fizemos treinos bons, com evolução na velocidade de passagem do bastão, e estamos confiantes no nosso objetivo que é a vaga olímpica", disse Victor Fernandes, treinador-coordenador pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O Mundial da Bahamas qualificará 14 equipes para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, em cada revezamento. O critério estabelecido pela World Athletics visa dar mais oportunidade de qualificação aos países. O 'round 1' terá 32 equipes participantes divididas em quatro séries - os dois primeiros de cada uma, oito equipes, garantem vaga olímpica e avançam para a decisão do Mundial de Revezamentos. Os demais 24 times terão a oportunidade de fazer o 'round 2' de disputas que qualificará mais 6 equipes - duas por série.

As duas vagas olímpicas restantes para o revezamento 4x100 m após o Mundial da Bahamas - serão 16 equipes em Paris - vão ser preenchidas pelo Ranking Mundial.

A última conquista do Brasil, que tem grande tradição e medalhas olímpicas com o revezamento 4x100 m, foi a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Chile, em 2023. 

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
25.11.2024

Como

25.11.2024

No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos

24.11.2024

A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil