Bragança Paulista - Um encontro para a coleta preliminar de dados técnicos visando a elaboração do projeto da reforma da pista de atletismo do Estádio Ícaro de Casto Melo, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera, foi realizado na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), nesta quinta-feira (2/5), em São Paulo, com os integrantes do Grupo de Trabalho criado para tratar do tema.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que integra o Grupo de Trabalho, fará um relatório com as recomendações baseadas nas normas técnicas atualizadas da World Athletics, para que São Paulo possa entrar no circuito das importantes competições do calendário internacional do atletismo do mundo.
O superintendente da CDHU Fernando Llata, acompanhado por técnicos da companhia, apresentou as ideias para o projeto e observou que é importante ouvir quem vai usar para elaborar o pré-projeto. "Nós temos urgência e eles também, a pedido do governador", afirmou Claudio Castilho, CEO da CBAt, referindo-se ao governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas. O Complexo do Ibirapuera é do Governo do Estado.
Dentre alguns aspectos técnicos estão, por exemplos, construir a nona raia na pista, preservar estruturas como a rampa da reta oposta para treinamentos e as raias de aquecimento, ter os vestiários modernizados, salas para arbitragem, controle eletrônico, controle antidoping, pontos de luz, irrigação etc. "Para se ter uma área completa de treinamento e para as competições", acrescentou Claudio Castilho.
A obra poderá ser feita por fases porque o foco é entregar a pista o mais rápido possível. A sugestão é de que o tapete utilizado tenha a mesma qualidade do piso da pista dos Jogos Olímpicos de Paris (os franceses apresentaram uma borracha na cor lilás para a Olimpíada).
O presidente da Federação Paulista de Atletismo Joel de Oliveira também participa do Grupo de Trabalho pela reforma do Ibirapuera. "Saímos animados com a vontade apresentada pelo Governo em dar andamento aos trabalhos. A CBAt enviará relatório de especificação de itens para recebimento de competições internacionais", observou Joel.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Como
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil