Bragança Paulista - As cinco equipes do Brasil vão disputar a segunda rodada do Mundial de Revezamentos da Bahamas, neste domingo (5/5), no Estádio Nacional Thomas A. Robinson de Nassau: 4x100 m e 4x400 m, feminino e masculino, e 4x400 m misto. O SporTV anunciou a transmissão do evento ao vivo a partir das 19:55.
A rodada deste sábado (4/5) distribuiu 40 vagas olímpicas. Classificou 8 países em cada um dos revezamentos para os Jogos de Paris 2024. As duas melhores equipes de cada série também avançaram para as finais deste domingo (5/5) e a decisão das medalhas. Antes, será realizada a repescagem com todas as demais seleções não qualificadas, dentre elas o Brasil. Estarão em jogo mais seis vagas olímpicas em cada prova, duas por série.
Serão 16 equipes em cada revezamento em Paris e as duas vagas olímpicas restantes vão ser preenchidas pelo Ranking Mundial.
O 4x100 m masculino o Brasil fez uma boa corrida na noite desta sábado (4/5) e ficou em terceiro lugar, com 38.79, melhor tempo do ano, numa série com as fortíssimas equipes dos Estados Unidos (que fez 37.49 e assumiu a liderança do Ranking Mundial) e Itália (38.14), campeão mundial e olímpico, respectivamente.
Rodrigo Nascimento, Renan Gallina, Erik Cardoso e Paulo André, pela ordem, voltam a pista para a repescagem neste domingo com o sonho da vaga olímpica. O Brasil fez o 13º tempo no geral e Renan foi o mais rápido lançado (9.24).
Felipe Bardi, com dor nas costas, não correu. Já qualificado para os Jogos Olímpicos nos 100 m rasos ficou fora do revezamento 4x100 m.
Conquistaram as vagas e lugar na final do 4x100 m masculino: Estados Unidos, Japão, Canadá, Itália, China, França, Grã-Bretanha e Jamaica.
No 4x100 m feminino o Brasil teve Gabriela Mourão, Ana Carolina Azevedo, Lorraine Martins e Vitória Rosa em 43.82, quinta posição na série 1, 21ª no geral. Os países qualificados para a Olimpíada são Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Polônia, Austrália, Holanda, Canadá e França.
O jovem Matheus Lima, de 20 anos, foi destaque na equipe do 4x400 m masculino (44.51). Lucas Carvalho abriu, Matheus Lima foi o segundo, seguido por Vitor Hugo de Miranda - a passagem entre os dois não foi boa - e Lucas Villar fechou. O Brasil fez 3:03.97, foi 5º na série e 16º no geral. Ficaram com as vagas olímpicas e na final: Botswana, África do Sul, Bélgica, Japão, Alemanha, Itália, Nigéria e Grã-Bretanha.
No 4x400 m feminino, com Maria Victoria de Sena, Letícia Nonato Lima, Jainy Barreto e Anny Caroline de Bassi, o Brasil foi desclassificado, mas mesmo assim pode voltar para fazer a repescagem. Os classificados para os Jogos de Paris e as finais deste domingo (5/5) foram: Irlanda, Grã-Bretanha, Itália, Polônia, Canadá, França, Estados Unidos e Noruega.
No 4x400 m misto, o Brasil correu na série 1 com Tiago Lemes da Silva, Gabriela Grunow, Douglas Mendes e Tábata Vitorino. Foi o sétimo colocado (3:28.01) na série e 28º no geral. Se qualificaram para a Olimpíada: Estados Unidos, com 3:11.52, recorde do campeonato, Holanda, Irlanda Bélgica, Polônia, Nigéria, República Dominicana e França.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Como
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil