Cuiabá - O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, em Cuiabá, Mato Grosso, que será realizado de sexta-feira a domingo (10 a 12/5), na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), tem uma importância grande por ser mais uma oportunidade de obtenção de índices e pontos na corrida por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil terá a maior delegação do evento com 86 atletas (43 mulheres e 43 mulheres). No total, foram inscritos 556 atletas de 24 países.
Neílton Moura, treinador-chefe do Brasil, observa que o Ibero é "uma competição bastante importante no ano olímpico", principalmente para os sul-americanos que não possuem muitos eventos de 100 pontos (B). "Num esforço a se louvar, uma grande delegação de atletas representa o Brasil e, mesmo Espanha e Portugal que costumam ter poucos atletas quando o Ibero é na América vieram com mais atletas dessa vez, sem dizer do número de países aqui presentes", ressaltou Neílton Moura.
Os índices olímpicos fixados pela World Athletics são fortíssimos. "Apenas nove atletas do mundo têm o índice olímpico no salto em altura masculino, por exemplo. As outras 23 vagas a menos de dois meses do final do prazo pertencem a atletas por pontos no Ranking Mundial", destacou Neílton.
"Alguns atletas poderão obter o índice aqui e antecipar sua classificação. Por pontos, essa é a primeira de duas super importantes competições que teremos - o Troféu Brasil será a outra", acrescentou.
São 13 os atletas qualificados com índices, no momento, mas o Atletismo Brasil terá um time bem maior do que isso em Paris. Neílton analisa o Ranking Mundial com constância e comenta que hoje teriam pontos para se garantir na Olimpíada Eduardo de Deus, Vitória Cristina Rosa, Ana Carolina Azevedo, Chayenne Pereira, Tatiane Raquel da Silva, Eliane Martins, Jucilene Sales de Lima, Paulo André Camilo de Oliveira, Renan Gallina e Wellington Morais, dentre outros.
"Temos também outros dois grupos de atletas, os que estão muito próximos de obter pontuação que os garantam nos Jogos como Lorraine Martins, Lissandra Maysa Campos, Fernando Ferreira, ketiley Batista, Simone Ponte Ferraz e Pedro Nunes, e os que ainda dependem de boas atuações no Ibero, nos Grandes Prêmios de Cuiabá e Niterói e no Troféu Brasil para conseguirem qualificação sem o índice", completou.
"Temos visto um número representativo de mulheres nas delegações e acredito na força feminina neste Ibero. Viemos com a certeza de resultados positivos, índices olímpicos e importante soma de pontos no Ranking", observou Maria Aparecida Souza de Lima, treinadora-chefe do Atletismo Brasil, radicada em Cuiabá, Mato Grosso. "Aqui é quente, dificilmente venta e estamos numa pista da qual já saíram bons resultados, tanto no Brasileiro Sub-23 quanto no Troféu Brasil."
As negociações entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso para trazer a competição para a região Centro-Oeste começaram em julho de 2023, durante a realização do Troféu Brasil de Atletismo, com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) Jefferson Neves e o governador Mauro Mendes.
Cuiabá já recebeu o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23 em 2022, o Troféu Brasil de Atletismo - com grande sucesso de público (250 mil pessoas nas transmissões e 7 mil no estádio, em quatro dias de disputas) - em 2023, e agora sedia o Ibero.
O Ibero-Americano será transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.
O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Como
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil