Capa

Ibero-Americano reúne Brasil e mais 23 países em Cuiabá em três dias de disputas

09.05.2024  |    378 visualizações

A competição, realizada a cada dois anos com atletas de nações de língua espanhola e portuguesa, será de sexta a domingo (10 a 12/5) na pista da UFMT e com transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil e da TV Atletismo Brasil

Cuiabá - O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, em Cuiabá, reunirá a partir desta sexta-feira (10/5) e até domingo (12/5), na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), 556 atletas de 24 países movimentando o esporte e a economia de Cuiabá. O Brasil terá a maior delegação do evento com 86 atletas (43 mulheres e 43 mulheres). O evento é qualificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A entrada para o público é franca no estádio da UFMT (Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2.367- Bairro Boa Esperança, Cuiabá) e o campeonato será transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.

A disputa dos 100 m de decatlo, às 8 horas desta sexta-feira (10/5) abre a competição. As quatro finais da etapa da manhã serão os 3.000 m, masculino e feminino, o salto em altura e o lançamento do martelo, feminino. O programa horário está adaptado ao clima quente de Cuiabá com as provas da manhã realizadas mais cedo e as da tarde após às 18:30. 

Serão duas etapas por dia na pista e duas provas de rua - a marcha atlética 20 km (11/5, às 6 horas) e a Corrida de Rua - 10 KM (Rua Érico Preza – Parque Tia Nair, 12/5, às 6 horas). O Ibero termina domingo (12/5) com os dois revezamento 4x400 m, às 20:45, o feminino e às 21:05, o masculino.

Estarão em jogo os índices olímpicos fixados pela World Athletics para cada uma das provas e os pontos no Ranking Mundial pelas cotas na corrida por vagas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 - o programa do atletismo na França será de 1 a 11 de agosto e o prazo final para a qualificação na modalidade é 30 de junho.

O Brasil compete em casa e terá a maior delegação do evento que reúne a cada dois anos atletas de países ou territórios onde o português ou espanhol são as línguas predominantes. A equipe tem destaques como o campeão mundial Darlan Romani, do arremesso do peso, em sua preparação para os Jogos Olímpicos.

Portugal veio ao Brasil com 27 atletas, uma boa delegação. Luis Figueiredo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, disse que a decisão de trazer uma equipe numerosa tem dois aspectos. "Pelos laços históricos que unem Brasil e Portugal e pelo lado técnico da qualidade da competição e a pontuação no Ranking Mundial (na corrida olímpica)."

A delegação tem o brasileiro João Vitor Oliveira, dos 110 m com barreiras, radicado em Portugal - vive há sete anos em Lisboa - e também como destaques, já qualificados para os Jogos Olímpicos, Francisco Belo, do arremesso do peso, e a velocista Lorene Bazolo, dos 100 metros.

O Brasil recebeu quatro edições do Ibero em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como esta de Cuiabá. A primeira edição foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP). E o Ibero-Americano é realizado de dois em dois anos.

Confirmaram presença em Mato Grosso os seguintes países: Angola, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.

SAIBA MAIS NO HOTSITE DA COMPETIÇÃO

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
25.11.2024

Como

25.11.2024

No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos

24.11.2024

A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil