Capa

Mulheres do Atletismo Brasil fazem dobradinha no disco e no salto triplo no Ibero

11.05.2024  |    546 visualizações

Izabela Rodrigues e Andressa de Morais, no lançamento do disco, Grabriele dos Santos e Regicléia da Silva, no salto triplo, foram destaque no segundo dia de disputas do campeonato, neste sábado (11/5), em Cuiabá, Mato Grosso

Cuiabá - As mulheres da seleção brasileira foram destaque no segundo dia de competições, neste sábado (11/5), no Campeonato Ibero Americano de Atletismo, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Izabela Rodrigues da Silva e Andressa Morais fizeram dobradinha para o Brasil no lançamento do disco. Gabriele Sousa dos Santos e Regiclécia Candido da Silva ficaram com o ouro e a prata no salto triplo, respectivamente. 

O Brasil fechou o segundo dia de competições do Campeonato Ibero-Americano com 14 medalhas (5 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze). Na somatória dos dois dias de competições já são 25 medalhas (9 de ouro, 8 de prata e 8 de bronze).

Izabela Rodrigues da Silva (IEMA-SP), que obteve o índice olímpico no lançamento do disco, com 64,66 m, também sua melhor marca pessoal, na etapa de Xangai da Diamond League, no fim de abril, conquistou a medalha de ouro em Cuiabá com 63,60 m.

Campeã pan-americana e mundial sub-20, Izabela queria ter lançado novamente acima de 64 metros na competição do Mato Grosso. "Eu não achei muito bom porque já fiz mais do que esses 63,60 m. E dava para ser melhor", disse a atleta que agora disputará o Grande Prêmio Brasil - Cuiabá no dia 15/5 e o Grande Prêmio Brasil - Niterói no dia 19/5. Depois ainda vai definir com o seu treinador João Paulo Alves da Cunha as competições que fará em sua preparação olímpica. Mas também tem participação assegurada no Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo, de 27 a 30 de junho, em São Paulo.

Andressa Oliveira de Morais (EC Pinheiros) ficou com a medalha de prata no lançamento do disco com 60,37 m. "Depende do dia e hoje era o que tinha para sair. Mas estou bem treinada para fazer melhor", disse Andressa que treina com o marido Everton Luiz Ribeiro em Bragança Paulista (SP) e também disputará os GPs de Cuiabá e Niterói.

Gabriele Sousa dos Santos (EC Pinheiros) ficou com a medalha de ouro no salto triplo com 13,68 m. "É uma das minhas maiores conquistas, buscando minhas metas pouco a pouco, de olho em Paris. O resultado não foi o que eu estava esperando, mas entreguei tudo para defender minha bandeira. Estamos trabalhando para conquistar muito mais, mas isso para mim é um presente", disse Gabriele.

Regiclécia Cândido da Silva (ADC São Bernardo), que começou a praticar atletismo em Cerro Cora (RN), comemorou muito a medalha de prata. "Gratidão por tudo o que vivi, pelo processo, por ser minha primeira seleção, minha primeira medalha internacional", disse Regiclécia que voltou a Cuiabá para subir ao pódio após dois quarto lugares, no Brasileiro Sub-23 e no Troféu Brasil. "Conquistar a medalha foi a cereja do bolo."

Na etapa da manhã deste sábado (11/5) Altobeli Santos da Silva (EC Pinheiros) venceu os 5.000 m (14.27.38). “Acho que eu surpreendi muitas pessoas com uma medalha de ouro e uma prata (nos 3.000 m com obstáculos). Com esse resultado dos 3.000 m com obstáculos e dos 5.000 entro na briga novamente por uma vaga olímpica pela pontuação", disse o fundista que treina com Clodoaldo Lopes do Carmo.

O Ibero é seletivo para a Olimpíada. O prazo de qualificação para os Jogos de Paris 2024 no atletismo termina no dia 30 de junho - os atletas têm de obter os índices (marcas mínimas estabelecidas) ou buscar pontos no Ranking Mundial e entrar nas cotas (número de vagas fixadas para cada prova). 

Todas as medalhas do Brasil

Ouro (5)
Matheus Gabriel de Liz Correa - 20 km marcha atlética (1:23.51), recorde do campeonato
Altobeli Santos da Silva - 5.000 m rasos (14.27.38)
Izabela Rodrigues da Silva - lançamento de disco (63,60 m)
Gabriele Sousa dos Santos - salto triplo (13,68 m)
Wellinton Fernandes da Cruz Filho - lançamento de disco (62,31 m)

Prata (3)
Jaqueline Beatriz Weber - 800 m (2.01.64)
Andressa Oliveira de Morais - lançamento de disco (60,37 m) 57.78
Regiclécia Candido da Silva (salto triplo) – Marca: 13.23

Bronze (6)
Gabriela de Souza Muniz - 20 km marcha atlética (1:38.33)
Ana Caroline Miguel da Silva - arremesso de peso (17,18 m)
Wendell Jeronimo Souza - 5.000 m (14.27.73)
Chayenne Pereira da Silva - 400 m com barreira (56.22)
Lucas Marcelino dos Santos - salto em distância (7,91 m)
Felipe Vinicius dos Santos - declatlo (7.547 pontos)

Todos os resultados estão disponíveis no hotsite da competição, no site da CBAt.

RESULTADOS E INFORMAÇÕES

A competição termina neste domingo (12/5) com entrada franca para o público no estádio da UFMT (AV. Fernando Corrêa da Costa, nº 2.367- Bairro Boa Esperança, Cuiabá) e transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
25.11.2024

Como

25.11.2024

No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos

24.11.2024

A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil