Cuiabá - Pedro Henrique Nunes Rodrigues foi o destaque deste domingo (12/5), no último dia de disputas no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, em Cuiabá, Mato Grosso, ao lançar 85,11 m no Centro de Treinamento Olímpico da pista da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A marca é o novo recorde brasileiro - o anterior era dele mesmo, com 83,89 m, estabelecido em 10/5/2023, em São Paulo, e também sul-americano - melhorou a marca do paraguaio Edgar Baummann, de 84,70 m, de 1999.
Pedro Nunes (Endurance Sports-AM), que nasceu e treina em Manaus (cresceu em Parintins, cidade pela qual tem muito carinho), no Amazonas, ainda bateu o recorde do campeonato (era do cubano Guillermo Martínez, de 81,64 m, feito em San Fernando-2010). O brasileiro Luiz Maurício Dias da Silva (Praia Clube/Exército/Futel), com 82,02 m, ficou com a medalha de bronze. A de prata foi conquistada pelo português Leandro Ramos (83,09 m).
"Eu vinha fazendo treinos muito bons e queria tirar esse peso das costas. Os treinos visam a principal competição do ano, que são os Jogos Olímpicos, mas claro que para isso eu tinha de ir bem no Ibero-Americano e nos dois GPs do Brasil que virão na sequência. Fiquei a 30 centímetros do índice olímpico, mas ganhei pontos importantes no Ranking. O índice ainda vai sair", disse Pedro, que treina com Margareth Bahia Haiden. "Faltava a competição boa, o momento certo." O Grande Prêmio Brasil-Cuiabá (MT) será realizado na quarta-feira (15/5) e o Grande Prêmio Brasil - Niterói (RJ) no domingo (19/5).
O saltador Almir Cunha dos Santos (SOGIPA-RS), o Almir Júnior, foi outro destaque no último dia de disputas. Almir saltou 17,31 m (0.7) para levar o ouro e o recorde do campeonato. O recorde anterior pertencia ao cubano Lázaro Martinez, com 17,30 m, em La Nucia, Espanha, em 2022. Almir ratificou o índice olímpico, de 17,22 m, para os Jogos de Paris 2024. Já tinha o índice com a marca de 17,24 m (0.6) feita em 28/7/2023, em São Paulo.
A medalha de prata ficou com o cubano Andy Hechavarita Salazar, com 16,93 m (0.6), seguido pelo colombiano Geiner Moreno Chuquillo, com 16,54 (0.2).
Almir Júnior, como é conhecido, nasceu em Matupá e foi criado em Peixoto Azevedo no Mato Grosso, de onde vieram para torcer por ele o seu pai Almir e os irmãos Artur e Alex - uma viagem de 700 quilômetros -, todos vestidos com a inscrição na camiseta 'Almir Jr Paris 2024'. Almir ainda comemorou com a namorada Talita Ramos e os seus filhos Bernardo e Bento. Embora tenha nascido em Mato Grosso é radicado em Porto Alegre desde os 15 anos.
"Estou há dois anos fora de casa (treinando com o português José Uva, em Lisboa) e estava pronto", disse Almir, com a bandeira do Estado do Rio Grande do Sul nas costas. "Minha mulher é gaúcha, guris gaúchos, moro em Porto Alegre desde os 15 anos, sou cria da Sogipa, do Arataca (o treinador José Haroldo Loureiro)", comentou. Foi essa sua ligação com o Rio Grande do Sul que levou Almir de Portugal direto para Porto Alegre, antes da viagem a Cuiabá, para ajudar as vitimas das enchente.
"Todo mundo sabe a catástrofe que afetou os gaúchos e eu fui ajudar, fazer a minha parte. Imagina você perder tudo o que você conquistou durante toda a vida. Por mais que seja um sentimento de luto, ruim, dá um conforto quando você vê a galera lutando um pelo outro. Espero que todos ajudem. Esse vai ser um trabalho de longo prazo, de reconstrução", disse Almir, que pegou um bote emprestado com um amigo e ajudou no resgate de vítimas.
O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Como
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil