Capa

Atletismo Brasil disputa Sul-Americano de Corrida de Rua

24.05.2024  |    433 visualizações

A competição que será domingo (26/5) reunirá em Assunção, Paraguai, 50 atletas de seis países do Continente, dentre eles 10 brasileiros, nas disputas da milha, 5 Km e meia maratona, nessa distância com destaque para Johnatas de Oliveira Cruz, Fábio Jesus Correia e Justino Pedro da Silva

Bragança Paulista - O Atletismo Brasil disputa neste domingo (26/5), em Assunção, no Paraguai, o Campeonato Sul-Americano de Corridas de Rua, com atletas de destaque como Johnatas de Oliveira Cruz, Fábio Jesus Correia e Justino Pedro da Silva, na meia maratona. A seleção nacional terá 10 corredores nas três distâncias da competição - milha, 5 Km e meia maratona. 

O campeonato reunirá 26 atletas no masculino e 24 no feminino dos seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. A previsão para domingo em Assunção é de sol com nuvens, sem chuva, e temperatura variando de 11 a 19 graus. 

Johnatas, é um mineiro de São Pedro dos Ferros que transformou sua resistência dos 25 km da corrida diária que fazia na coleta de lixo em São Paulo (onde vive desde os 12 anos) em aposta no atletismo. Em 2022, deixou de ser coletor e passou a se dedicar ao esporte, aos treinos e evoluiu muito.

Foi o sexto colocado na última São Silvestre, o brasileiro mais bem colocado, medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona, disputado em Santa Cruz de La Sierra (BOL), em 2023. Johnatas é campeão pan-americano de cross country em prova realizada em 2020 em Victoria, no Canadá, numa chegada inesquecível. Este ano, foi segundo colocado nos 10 km no Pan-Americano de Cross Country, em El Salvador.

O baiano Fábio Jesus Correia é outro destaque da equipe. Dentre os seus resultados mais recentes estão o segundo lugar na 25ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro em 2023 e o ouro nos 10.000 m em pista no Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo em março, em Bragança Paulista. Em 2022 foi o quarto e melhor brasileiro na São Silvestre.

Chegou em São Paulo, em 2019, para trabalhar como coletor de lixo. Pai aos 16 anos, o baiano enfrentou desafios - já trabalhou em fazenda de gado e foi motorista de Uber também - até chegar a equipe Kiatleta.

O pernambucano Justino Pedro da Silva, que também integra o grupo masculino da meia maratona, conquistou o título do Campeonato Pan-Americano de Maratonas, realizado em Caracas, na Venezuela, em 2023. É bicampeão e recordista da Maratona do Rio de Janeiro (seu recorde pessoal na maratona é 2:12.38, de Sevilha, na Espanha).

"Estamos bem-servidos com grandes atletas em suas respectivas distâncias e acredito em bons resultados. A July Ferreira vem de um grande resultado na prova de 1.500 m e o Jhonatas Cruz foi o melhor brasileiro no Sul-Americano de Meia Maratona 2023", disse o treinador Marciano Barros. 

July comemorou o resultado de 4.10.87, sua melhor marca pessoal nos 1.500 m, feito no Desafio Nerje, na Espanha, na quarta-feira (22/5). Foi a sétima colocada na prova vencida por Hawi Abera Kumsa (4.05.26).

"Fiquei muito feliz com minha convocação e a oportunidade de me juntar aos meus atletas Susane e Wendell nessa seleção, representando o Mato Grosso e o Brasil. Na seleção, são atletas experientes e com boas marcas no masculino", disse a treinadora Cris Tanaka. Fez também uma avaliação positiva do time feminino. "A expectativa é que façam uma grande competição, com marcas pessoais. A Susane é estreante, mas o Brasil no geral está levando experiência, os melhores e estamos muito confiantes", acrescentou.

Brasil no Sul-Americano de Corrida de Rua
Edemar Alves dos Santos - Delegado CBAt
Thiago de Jesus Sales (SP) - Massoterapeuta

Treinadores
Cristiane Mori Tanaka (ACORR-MT)
Marciano Pereira Barros (APA-Petrolina-PE)
Equipe Feminina
July Ferreira da Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG) - milha
Jenifer do Nascimento Silva (EC Pinheiros-SP) - 5 km
Mirela Saturnino de Andrade (APA-Petrolina-PE) - meia maratona
Larissa Marcelle Moreira Quintão (Elite Runners-RJ) - maia maratona
Susane de Araújo Martins (ACORR-MT) - meia maratona
Equipe Masculina
Jânio Marcos Gonçalves Varjão (Barra do Garças Associação de Atletismo-MT) - milha
Wendell Jeronimo Souza (ACORR-MT) - 5 km
Johnatas de Oliveira Cruz (Praia Clube-Exército-Futel-MG) - meia maratona
Fábio Jesus Correia (Kiatleta-SP) - meia maratona
Justino Pedro da Silva (APA-Petrolina-PE) - meia maratona

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
25.11.2024

Como

25.11.2024

No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos

24.11.2024

A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil