Capa

Long Trail tem vitória de Celinho e Susany no 1º Brasileiro de Trilha e Montanha

25.05.2024  |    1.120 visualizações

Integrante da seleção brasileira em vários Mundiais Célio Augusto da Rosa correu os 80 km em menos de dez horas para vencer a categoria Trilha Longa em Alto Caparaó (MG); Susany Perardt comemorou o resultado sub-12 horas no Brasileiro que incluiu em seu calendário pela importância para a modalidade

Alto Caparaó - O atleta Célio Augusto da Rosa venceu a prova mais longa da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha, neste sábado (25/5), após 80 Km, em 9:51.28. Na chegada, falou da felicidade de ser o primeiro campeão da prova na estreia desta competição nacional. Susany Perardt foi a campeã da Trilha Longa (Long Trail), disputada em 80 km entre as mulheres e comemorou o seu resultado sub-12 horas (11:55.05).

O segundo colocado nos 80 km da Trilha Longa foi Rodrigo Machado Oliveira (10:51.47) e o terceiro Daniel Meyer (10:59.21). Na prova feminina, o pódio teve Denise de Farias de Maia (14.17.44) e Cristiane Campello (16:17.11).

"A prova foi muito difícil. Um percurso lindo. O Pico da Bandeira é maravilhoso, mas o grau de dificuldade é grande, percurso técnico, com muita pedra. Na segunda subida eu sofri bastante, era bem íngreme, me deu uma baixa... Mas fui aos poucos e chegando no pico aquele céu vermelho me deu uma energia e consegui descer bem, com cautela por causa das pedras, claro que cansada e com mais atenção. Um percurso desafiador, escolheram bem para o primeiro campeonato". disse Susany. "Consegui aqui um sub-12 que eu tanto queria", acrescentou.

"Esse primeiro campeonato Brasileiro é um marco muito importante para o trail no Brasil e a gente incluiu no calendário por ser o primeiro", acrescentou a atleta. Susany, de Florianópolis, Santa Catarina, é bicampeã da Ultra Maratona dos Perdidos 2022/2023 e campeã da Rio do Rastro Marathon 2022.

"Muito feliz com minha conquista, Deus me presenteou com a vitória. Eu treinei, fiz o simulado para esta distância e procurei me hidratar bem ontem. Passei o dia me hidratando certinho para poder fazer uma boa largada. O start list estava bem forte, mas Deus me deu o privilégio de vencer", disse Celinho, como é chamado.

"Estou há 11 anos no trail, acho que Deus me presenteou com essa vitória", acrescentou sobre fazer história ao vencer a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Trilha e Montanha. "Acho que mais portas vão se abrir para o esporte, para mim e a juventude que está chegando, com a CBAt abraçando a gente", acrescentou.

O percurso com largada no Portal da Lua (após transfer e jantar oferecidos pela organização) e
chegada na Arena Ultra Trail Caparaó, foi definido por Celinho como "técnico". "Percurso bem duro, mas é como eu gosto, de provas mais técnicas. No início foi um pouco mais enrolado, mas nos últimos 50 Km bem técnicos, o que me favoreceu", afirmou. Disse que vinha competindo com Rogério Silvestrin que passou mal e acabou desistindo da corrida. 

De São Bento do Sapucaí (SP), região da Serra da Mantiqueira, Celinho tem a experiência de já ter disputado o Campeonato Mundial de Corrida de Montanha, em Badia Patraglia, Itália, em 2017, sendo o melhor brasileiro nos 48 km (45º). Tem vitória nos 100 km no Parque Nacional do Caparaó. Também esteve em Mundiais em outras seleções brasileiras, a última vez em 2023, quando o Mundial de Corrida de Trilha e Montanha, foi em Innsbruck, nos alpes da Áustria - a World Mountain Running Association (WMRA) é a organizadora do evento no calendário da World Athletics. 

Celinho também participou do I Camping Loterias Caixa de Trilha e Montanha realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo em 2022, coordenador por Sidney Togumi, assessor da modalidade para a CBAt. 

A região do Caparaó, na divisa de Espírito Santo e Minas Gerais, tem a maior concentração de picos acima de 2.500 metros em território nacional, protegidos pelo Parque Nacional do Caparaó, incluindo o Pico da Bandeira (2.992 m), o mais alto acessível do Brasil. Além das lindas montanhas, tem mais de 40 cachoeiras de águas cristalinas e a biodiversidade de sua flora e fauna. Caparaó é também reconhecida como a região de café mais premiada do Brasil. 

A organização do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Trilha e Montanha é da CBAt em parceria com a Federação Mineira de Atletismo (FMA) e apoio da Ultra TrailCaparaó/Sana Sports.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
25.11.2024

Como

25.11.2024

No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos

24.11.2024

A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil