Bragança Paulista - O brasileiro Alison dos Santos, o Piu, venceu o Oslo Bislett Games, a etapa norueguesa da Liga Diamante, o nobre circuito de provas da World Athletics, nesta quinta-feira (30/5), com 46.63, melhor marca do ano para os 400 m com barreiras. Alison venceu também o tricampeão mundial e campeão olímpico, o norueguês Karsten Warholm que correu em casa, apoiado pela torcida.
O paulista de São Joaquim da Barra fez uma corrida crescente e sem erros e desbancou Warholm que ainda derrubou a última barreira para cruzar em segundo com 46.70. O atleta Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, foi terceiro com 48.49.
Esta é a quarta disputa individual e vitória de Alison dos Santos (EC Pinheiros-SP), campeão mundial no Oregon-2022 e medalha de bronze olímpica em Tóquio-2021, na temporada em que se prepara para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 - o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto na França. A melhor marca pessoal de Piu para os 400 m com barreiras é 46.29, tempo da conquista do ouro no Hayward Field de Eugene, Oregon, em 19 de julho de 2022.
Piu estreou na temporada 2024, com vitória nos 400 m rasos do Percy Beard Track, em Gainesville, Estados Unidos, com o tempo de 45.25, em 30 de março. No Tom Jones Memorial, em Gainesville, Flórida, voltou a correr os 400 m rasos em 45.25, na sua segunda competição da temporada em 13 de abril. O paulista de São Joaquim da Barra, de 23 anos, usou os meeetings nos Estados Unidos como avaliação do treinamento e para buscar ritmo de competição.
Na sua primeira prova da Liga Diamante ganhou os 400 m com barreiras Doha, Catar, no dia 10 de maio, com 46.86, e nesta quinta-feira mostrou que segue bem em sua preparação olímpica. Em 2023, sofreu antes do Mundial de Budapeste, Hungria, por causa da lesão e cirurgia do joelho direito. O seu melhor tempo foi de 47.38, o quinto no Mundial, fora de sua total condição física.
Piu não volta ao Brasil antes da Olimpíada. Está morando em Clermont desde o início do ano, também na Flórida, e treina no National Training Center nos Estados Unidos. Será atração na etapa de Estocolmo, Suécia, neste domingo (2/6). Antes da Olimpíada ainda compete as etapas da Liga Diamante de Paris, França (7/7), Mônaco, Principado de Mônaco (12/7) e Londres, Inglaterra (20/7).
"Vamos fazer também um camping de treinamento na Turquia, onde costumamos ir, antes de seguir para Paris", explicou o treinador Felipe de Siqueira.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Como
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil