Bragança Paulista - A brasileira Daiana Gamboa participou do Curso de Moderadoras Liderança de Gênero, promovido pela Sul-Americana em conjunto com o Comitê Olímpico do Paraguai, em Assunção, no Paraguai. A capacitação visa a formar moderadoras que poderão capacitar outras mulheres para cargos de liderança no atletismo.
É a terceira vez no mundo e a primeira na América do Sul que este tipo de capacitação é realizada e as participantes foram selecionadas por exercerem cargos de lideranças em suas áreas no atletismo como dirigentes, gestoras ou treinadoras.
No Brasil, apenas uma mulher tinha a formação, Elisângela Maria Adriano, coordenadora do Comitê Feminino da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O Comitê é composto por mais quatro membros: Daiana Priscila Voigt Gamboa, Martina Lindemayer, Rita de Cássia Santos de Jesus e Margareth Bahia Marques Haiden.
"No ano passado teve o Curso de Liderança de Gênero, realizado em Buenos Aires, na Argentina, e eu representei o Brasil. Dessa vez, a Sul-Americana trouxe as 15 mulheres selecionadas a partir daquele curso", disse Daiana Gamboa, treinadora Nível 2 da World Atlhetics, do Instituto de Atletismo Balneário Camboriú-SC e membro do Comitê Feminino da CBAt.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Atleta de 31 anos fez a segunda melhor marca da América do Sul (21,41 m) no Troféu Brasil, e fica atrás apenas de Darlan Romani, o sul-americano que arremessou mais longe (22,61 m) e se prepara para voltar às competições após duas cirurgias
O Grande Prêmio Brasil é integrante do World Athletics Continental Tour Bronze de 2025 (Categoria C para pontos no Ranking Mundial) e o Atletismo Brasil Challenger integra o World Athletics Continental Tour Challenger (Categoria D)
A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial
Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova