Capa

Tricampeã Julia e novato Victor conquistam o ouro nos 400 metros do Brasileiro Sub-20

08.06.2024  |    603 visualizações

Vanessa Sena e Alessandro Soares, qualificados para o Mundial Sub-20, venceram o salto em distância e o arremesso do peso; torneio vai até domingo (9/6), na pista da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com entrada franca e transmissão ao vivo do Canal Atletismo Brasil

Niterói (RJ) - Uma tricampeã e um novato foram os vencedores dos 400 metros do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, na manhã deste sábado (8/6), na pista da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ).

Julia Aparecida Rocha Ribeiro (Praia Clube-Exército-Futel-MG), que faz sua despedida da categoria, garantiu o terceiro título Sub-20 na distância. Victor Elias dos Santos (Orcampi-SP), de 18 anos, venceu a prova pela primeira vez no Brasileiro. A competição vai até domingo (9/6), com entrada franca e transmissão ao vivo do Canal Atletismo Brasil, no YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Julia ficou emocionada ao conseguir a vitória na reta final dos 400 metros. A velocista, que já tinha índice para o Mundial Sub-20, ratificou a marca ao vencer com o tempo de 55.03. Grazielly Sena (Fundacte-SP) foi prata, com 56.63, e Bianca Almeida (ADC São Bernardo-SP), atleta de Rondonia que teve a torcida do Estado na transmissão da TV Atletismo Brasil, conquistou o bronze, com 56.87.

"Estou muito, muito, muito feliz por ser tricampeã. É meu último ano na categoria, eu queria muito sair como campeã e fechar com chave de ouro. Agora o próximo alvo é o Troféu Brasil adulto (27 a 30/6, em São Paulo), para melhorar a marca e, quem sabe, pensar em uma vaga no revezamento olímpico para o próximo ciclo", disse Julia, que treina com Gilberto Miranda em Londrina (PR) e defende o Praia Clube, de Uberlândia (MG).

Na prova masculina, um novato subiu ao lugar mais alto do pódio. Foi apenas a terceira vez na vida que Victor correu os 400 metros, sendo a primeira vez em um Campeonato Brasileiro. O velocista já tem o índice para o Mundial na prova, e também para os 400 metros com barreiras, que venceu na sexta-feira (7/6).

Victor foi campeão com o tempo de 47.71, seguido por Vinicius Galeno (CASO-DF) com 48.03 e Gabriel Felipe dos Santos (IPEC Londrina-PR), com 48.36. "Eu esperava correr na casa dos 46 segundos. Minha melhor marca pessoal é 47 cravados, mas eu queria correr na casa dos 46. Não deu, mas estou feliz pelo título do Brasileiro nos 400 m e também porque ganhei os 400 m com barreiras".

O velocista é atleta da Orcampi e treina com Aline da Silva. Começou aos 12 anos no Centro Olímpico, em São Paulo. Fez salto em distância e salto em altura antes de migrar para os 300 m com barreiras. "Nunca mais sai das provas de barreiras. Minha família mudou para Campinas e fui treinar na Orcampi", disse Victor, que agora disputa o Sul-Americano de Lima, Peru, de 12 a 14 de julho.

Outra atleta que se sagrou tricampeã brasileira Sub-20 foi Vanessa Sena dos Santos, que venceu o salto em distância com a marca de 6.05 m (-1.4). A atleta da AD Centro Olímpico esperava conquistar o índice para o Mundial (6.20 m) – ela já alcançou a marca mínima para os 100 metros. Isabela Beatriz Teixeira (ADC São Bernardo) conquistou a prata, com 5.86 m (-0.9). Nayza Gabrielli Rodrigues Donanzan (Barra Bonita-SP) foi bronze, com 5.84 m (-0.8).

Na prova masculina do salto em distância, o Sesi-SP conquistou os dois primeiros lugares do pódio: Murilo dos Santos Silva venceu com 7.31 m (-1.0) e Mikael Araujo Pochini foi prata, com 7.16 m (-0.1). Kauan da Silva de Vicente, da Associação de Atletismo do Vale de Braço do Norte-SC, conquistou o bronze com 7.10 m (0.1).

Já qualificado para o Mundial Sub-20, Alessandro Borges Soares superou dores de garganta e até a febre para garantir o título brasileiro no arremesso do peso. O atleta da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba (SP) venceu com 18.03 m.

"Foi uma prova muito puxada e esperava mais do resultado. Não é desculpa. Vou levar dessa prova muita garra, porque eu lutei bastante. Fiquei doente ontem, com garganta inflamada, estou com febre, então lutei contra mim mesmo. Mas vou buscar os 19 metros no Mundial Sub-20", disse Alessandro.

Alberto Rodrigues dos Santos Filho, também de Araçatuba e que tem índice mundial para o lançamento do disco, conquistou a medalha de prata (17.70 m). Pedro Rafael Modesto (Instituto Dias Melhores Vale do Ribeira) ganhou o bronze (17.38 m).

Nos 5.000 m, Kauane Rebeca Jardim (IPEC Londrina FEL) foi a campeã (17.46.89), seguida por Luisa Monteiro de Almeida (SOGIPA), com 17.48.55 e Ana Mees Valério (Praia Clube-Exército-Futel), com 10.04.84.

O Brasileiro Sub-20 é uma realização da CBAt, com patrocínio da Prefeitura de Niterói e parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

Confira notícias e mais detalhes no minissite da competição.

BRASILEIRO SUB-20

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
25.11.2024

Como

25.11.2024

Jogos da Juventude - segundo dia

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos

24.11.2024

A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil