Capa

Sabrina, dos 800 metros, e Igor, do decatlo, conquistam índice para o Mundial Sub-20

08.06.2024  |    1.085 visualizações

Atletas venceram suas provas no Brasileiro Sub-20, em Niterói (RJ); torneio termina neste domingo (9/6), na pista da Universidade Federal Fluminense, com entrada franca e transmissão ao vivo do Canal Atletismo Brasil

Niterói (RJ) - Mais dois atletas conquistaram o índice para o Mundial Sub-20 na 4ª etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, no sábado (8/6), na pista da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). Sabrina Gabrieli Pena, do IPEC Londrina-PR, alcançou a marca nos 800 metros, e Igor Silvestre de Lima de Jesus, da ADC São Bernardo-SP, qualificou-se no decatlo.

A competição vai até este domingo (9/6), com entrada franca e transmissão ao vivo do Canal Atletismo Brasil, no YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Sabrina chegou na zona mista chorando de felicidade, ligou por vídeo para a mãe, Rosilei, e para o pai, Aparecido, e anunciou: "Deu certo!". Comemorou o seu primeiro título brasileiro, o índice para o Mundial e a melhor marca pessoal: 2.08.66. O Mundial de Atletismo Sub-20 será disputado em Lima, Peru, de 26 a 31 de agosto. A marca mínima fixada pela World Athetics para a prova é 2.09.00.

"Meu pai falava para eu me acalmar – eu estava ansiosa – e dar o meu melhor que ia dar tudo certo. Desde o ano passado eu estava buscando o índice e meu treinador (Anderson da Silva Carmo) disse que era um passo de cada vez. Eu fiquei fora do pódio do Brasileiro de 2023, queria esse título e esse índice", comentou Sabrina, que treina em Mandaguari, no Paraná. Começou a correr aos 9 anos e é uma 'veterana' aos 19. Treina numa pista de pedrisco, de 250 metros, em volta de um campo de futebol, na esquina de casa.

Completaram o pódio dos 800 m Luise Rosa Braga (CASO-DF), com a prata (2:11.66), e Camila Jessie Ramalho de Campos (Atletismo Taubaté-SP) com o bronze (2:12.82).

Na disputa masculina, Bryan Nikson Alves (ACA-SC) venceu com o tempo de 1:51.82, apenas dois centésimos mais rápido que Carlos Eduardo Lara Domingos, da AD Centro Olímpico – ele tem índice para o Mundial Sub-20. O bronze ficou com Raphael Santana de Oliveira, da Estação Conhecimento Serra-ES (1:53.35).

Pela primeira vez campeão brasileiro Sub-20 do decatlo, Igor fez sua melhor marca pessoal e assumiu a liderança do ranking sul-americano da categoria: 7.112 pontos, índice para o Mundial Sub-20 de Lima (7.080 pontos é a marca mínima fixada pela World Athletics).

"Eu estava preparado para buscar a marca, mas no Estadual Paulista Sub-20 eu zerei no salto com vara e desisti de terminar as combinadas. Me recuperei, voltei aos treinos e era só acertar as provas", disse o atleta, de 19 anos, que treina com Renato Ávila Souza da Câmara e também tem índice para o Mundial nos 110 m com barreiras (13.90).

Foi descoberto em 2019, pelo professor Felipe Pacheco, de Goioerê, no Paraná, onde morava, e seu desenvolvimento passou pela Geração Cianorte, com a professora Tamires Aparecida dos Santos, entre 2020 e 2021. Há dois anos, transferiu-se para São Bernardo do Campo. "Os treinadores conversaram e acharam que eu deveria buscar melhores condições de treinamento e deu certo".

Henrique Rodrigues Pinto (Orcampi-SP) foi prata, com 6.237 pontos, seguido por Paulo Henrique Krul (ACA), com 5.914, completaram o pódio.

O Brasileiro Sub-20 é uma realização da CBAt, com patrocínio da Prefeitura de Niterói e parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

Confira notícias e mais detalhes no minissite da competição.

BRASILEIRO SUB-20

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
04.08.2025

A 44ª edição do evento interclubes reuniu 746 atletas (308 feminino e 438 masculino), mais 18 paralímpicos, em São Paulo, por quatro dias de disputas com 6 recordes sul-americanos, 9 brasileiros, 8 recordes do Troféu e três índices para o Mundial

03.08.2025

Atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, neste domingo (3/8), no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova

03.08.2025

A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos

03.08.2025

No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics