São Paulo (SP) - O 43º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo, que será disputado de 27 a 30 de junho, é a última oportunidade de obtenção de índices e de pontos para o ranking mundial, os dois critérios classificatórios do atletismo para os Jogos Olímpicos de Paris. O prazo de qualificação estabelecido pela World Athletics (WA) termina justamente no dia 30, data de encerramento da maior disputa interclubes da América Latina.
O Troféu Brasil será realizado pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo. O evento terá a transmissão ao vivo dos quatro dias de disputas, com duas etapas por dia, pela manhã e à tarde, no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico.
O Brasil tem 13 atletas com as marcas mínimas exigidas pela WA e duas vagas por equipe – o revezamento misto da maratona da marcha atlética e o revezamento 4x400 metros masculino. Mas o país ainda tem vários competidores que podem se classificar pelo ranking mundial, exceto na maratona, cujo prazo de qualificação terminou em 30 de abril.
CONHEÇA O SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA
CONFIRA OS ATLETAS DO BRASIL COM ÍNDICES
Os Jogos Olímpicos de Paris começam no dia 26 de julho. O atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto, com as provas de pista no Stade de France, em Saint-Denis. A maratona terá a largada na prefeitura da capital francesa (Hôtel de Ville) e a chegada na Esplanada des Invalides. A marcha atlética será disputada no Trocadéro, sob a Torre Eiffel.
Serão 1.810 atletas de mais de 200 países. Pela primeira vez, homens e mulheres terão o mesmo número de vagas (905 por gênero). Para eventos individuais, estarão no máximo três atletas por Comitê Olímpico Nacional, um time para cada revezamento e duas equipes no revezamento misto da maratona de marcha atlética.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
As Loterias Caixa e a Braskem são patrocinadores oficiais do atletismo paralímpico brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
O campeonato, realizado na Argentina, em duas etapas, na Villa de Angostura, em Néuquen, e Vila de Merlo, em San Luis, teve a presença de equipes brasileiras: bronze por equipes no Classic masculino, ouro com Célio Augusto da Rosa e bronze com Susany Perardt, no Long Trail