São Paulo - O 43º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, de quinta-feira a domingo (27 a 30/6), terá a presença de atletas com índices para os Jogos Olímpicos de Paris e também a disputa de provas que prometem grande emoção, como o lançamento do dardo.
Pedro Henrique Nunes (Endurance Sports-AM) e Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG) já lançaram acima de 80 metros e estão na briga pela vaga olímpica pelo ranking mundial de pontos. Mas podem chegar ao índice, que é uma marca forte: 85,50 m. Também está inscrito na disputa o jovem Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT), campeão brasileiro sub-20 em Niterói, lançador que tem índice para o Campeonato Mundial Sub-20 de Lima (PER), de 27 a 31 de agosto.
O amazonense Pedro Nunes, que nasceu e treina em Manaus, garantiu a medalha de ouro no Campeonato Ibero-Americano, disputado em Cuiabá (MT), em maio, ao alcançar 85,11 m, recorde brasileiro e sul-americano e marca próxima a do índice olímpico definido pela World Athletics. O ranking mundial fecha no dia 30 de junho e tanto Pedro Henrique quanto Luiz Maurício estão dentro da cota de 32 atletas que irão a Paris (o ranking vale para todo o mundo e pode mudar até o fechamento).
"A competitividade entre Luiz Maurício e Pedro Henrique é extremamente saudável e benéfica, tanto para eles quanto para o desenvolvimento da prova, e para o Brasil, representado por dois grandes atletas. Eles se respeitam e se ajudam na seleção", disse Margareth Bahia Haiden.
A treinadora, que é do Amazonas, observa que a competitividade entre os atletas relembra o Festival de Parintins, terra onde Pedro Henrique foi criado. "Somos torcedores do Garantido e, na disputa dos dois bois com o Caprichoso, para que um possa existir o outro também tem de estar bem. Assim vejo essa disputa linda e espero sinceramente que ambos evoluam e possam nos representar na seleção brasileira e, principalmente, este ano, na Olimpíada de Paris", acrescentou Margareth.
Luiz Maurício, que treina com Fernando Barbosa de Oliveira, fez sua melhor marca – 82,21 m –, numa etapa do Desafio CBAt/CPB em 2023, exatamente no mesmo estádio onde será realizado o Troféu Brasil.
No feminino, a atração será Jucilene Sales de Lima (IEMA-SP), que está bem posicionada na corrida olímpica pela soma de pontos no ranking mundial. Jucilene vem somando pontos desde o Mundial de Budapeste (HUN), em 2023, e obteve pontuação alta em maio, com o título de campeã do Ibero-Americano de Cuiabá (MT).
O Troféu Brasil será realizado pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo. O evento terá entrada franca e a transmissão ao vivo dos quatro dias de disputas, com duas etapas por dia, pela manhã e à tarde, no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico.
O lançamento do dardo feminino terá qualificação no sábado (29/6), às 9:10, e final à tarde, a partir das 15:50. Na prova masculina, a qualificação será às 8:30 de domingo (30/6) e a final às 15:40.
O programa horário da competição e demais informações estão disponíveis no minissite do Troféu Brasil no site www.cbat.org.br.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
O campeonato, realizado na Argentina, em duas etapas, na Villa de Angostura, em Néuquen, e Vila de Merlo, em San Luis, teve a presença de equipes brasileiras: bronze por equipes no Classic masculino, ouro com Célio Augusto da Rosa e bronze com Susany Perardt, no Long Trail