São Paulo - O primeiro dia de provas do 43º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo definirá os campeões da marcha atlética de 20.000 m e dos 100 metros rasos, masculino e feminino. A competição começa nesta quinta-feira (27/6) e vai até domingo (30/6).
Pela primeira vez, o Troféu Brasil será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, em São Paulo. A entrada é gratuita, e há linhas de ônibus disponíveis passando ou partindo da Estação Jabaquara, linha 1 do Metrô. Também terá transmissão ao vivo, pela manhã e à tarde, no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico.
A instalação esportiva, administrada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é uma das melhores do continente, cuja pista Mondo oferece condições de bons resultados para os atletas (também na área de aquecimento) e conforto para o público na arquibancada coberta.
A disputa do Troféu Brasil marca o prazo final para obtenção de índices e pontos para o ranking mundial da World Athletics para os Jogos Olímpicos de Paris, que começam no dia 26 de julho – o atletismo será realizado de 1 a 11 de agosto. O campeonato nacional também vale índices para o Mundial Sub-20, que será em Lima, no Peru, de 27 a 31 de agosto.
A primeira etapa, disputada pela manhã, começa com a final feminina da marcha, às 5:30 – a disputa masculina será às 8:20. Qualificados para a Olimpíada de Paris, os marchadores Caio Bonfim (CASO-DF), Erica Sena (Pinheiros-SP) e Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-Futel-MG) estão inscritos para a disputa.
A cerimônia de abertura marca o início da segunda etapa, às 14:00, com nove finais programadas, incluindo a decisão dos 100 metros rasos de homens e mulheres. Na disputa masculina, estão inscritos os dois velocistas qualificados para a Olimpíada – Felipe Bardi e Erik Cardoso (Sesi-SP), além de Paulo André Camilo (CAES-ES). A definição dos campeões dos 3.000 metros com obstáculos fecha o dia.
A programação da tarde também terá quatro finais exclusivas para atletas paralímpicos e uma (lançamento do disco masculino) com a participação de atletas olímpicos e paralímpicos. Essa integração é resultado da parceria entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que começou em 2018, quando as entidades passaram a organizar competições em conjunto, denominadas Desafio CBAt/CPB, em nome da hashtag #somosatletismo.
A 43ª edição do Troféu Brasil recebeu a inscrição de 875 atletas, ante 625 da disputa de 2023, em Cuiabá (MT). O aumento do número de inscritos se dá, justamente, pela participação de atletas paralímpicos. Participam da competição 114 entidades esportivas, de 21 Estados brasileiro e o Distrito Federal.
O Pinheiros foi o campeão de 2023 e celebrou o 8º título consecutivo – ganhou na disputa geral (479 pontos), e também foi o primeiro na disputa feminina (275) e masculina (204). O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia, conquistou o vice-campeonato geral (240), no feminino (99) e no masculino (141). A União Catarinense de Atletismo (UCA), foi a terceira colocada no geral (156 pontos).
Neste ano, o Praia Clube terá a maior delegação do Troféu Brasil, com 72 atletas inscritos. A ADC São Bernardo inscreveu 46 atletas e o Pinheiros, 42. O Estado de São Paulo terá 35 equipes na competição, seguido por Santa Catarina e Paraná, com 12 times cada um.
O programa-horário e mais informações estão disponíveis no minissite do Troféu Brasil – o acesso é pela home do site www.cbat.org.br.
Serão 26 os integrantes do Programa Ídolos Loterias Caixa do Atletismo presentes em São Paulo, dentre medalhistas em Olimpíadas e em Campeonatos Mundiais como os campeões olímpicos Joaquim Cruz e Maurren Maggi. A medalha do Troféu Brasil também homenageará um grande ídolo do Brasil, João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, pelos 70 anos de seu nascimento (28/5/1954) e os 25 anos da morte (29/5/1999). João do Pulo ganhou duas medalhas olímpicas (Montreal 1976 e Moscou 1980) e foi recordista mundial do salto triplo.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Os atletas filiados a Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) somaram 520,5 pontos e venceram também no feminino e no masculino; o Maranhão foi vice-campeão no geral e o Rio Grande do Norte o terceiro colocado; a Paraíba entregou a competição, que teve participação massiva de atletas e clubes
Os brasileiros competiram na série Ouro de Varsóvia, na Polônia, neste domingo (4/5), em preparação para o Campeonato Mundial do Japão, que será realizado em Tóquio, de 13 a 21 de setembro
O brasileiro correu 44.53, melhorando em um centésimo de segundo a sua marca para os 400 m, que era de 44.54, desde 2022; deixa a etapa com 24 pontos e soma 48 na competição após duas séries, na Jamaica e em Miami; o tempo também é índice para o Mundial de Tóquio, em setembro
O atleta correu 48.08 em Shaoxing/Kegiao, na China, neste sábado (3/5), e ficou em segundo; o brasileiro, em terceiro no Ranking Mundial da World Athetics, segue para Guangzhou também na China para a disputa do Campeonato Mundial de Revezamentos com o Atletismo Brasil