Capa

Thiago Braz não consegue índice olímpico e Lucas Pedro ganha primeiro ouro no salto com vara

29.06.2024  |    623 visualizações

Campeão olímpico não passou pelas três tentativas de 5,82 m, índice estabelecido pela World Athletics; Troféu Brasil segue até domingo (30/6), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

São Paulo - O campeão olímpico Thiago Braz disputou o Troféu Brasil na manhã deste sábado (29/6), para tentativa de busca de índice para os Jogos de Paris, mas não conseguiu a marca mínima de qualificação para o salto com vara. Thiago, de 30 anos, obteve o resultado de 5,65 m, mas não passou nas três tentativas de 5,82 m, índice estabelecido pela World Athletics. 

Lucas Alisson Pedro (Pinheiros-SP) foi o campeão brasileiro, com 5,00 m, uma vez que Thiago não participou da disputa por clubes. Andreas Lothar Uber Kreiss (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) foi prata, também com 5,00 m, e Aurelio Miguel de Souza Leite (AD Centro Olímpico-SP), conquistou o bronze, com 4,95 m.

Thiago apresentou inscrição para o Troféu Brasil em 26 de junho, após receber comunicado da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de sua liberação para competir sob liminar. O Manual Técnico da competição prevê espaço para a avaliação de excepcionalidades – "20.2. Os casos omissos são resolvidos pelo Diretor da Competição dentro de suas atribuições ou pelo Departamento Técnico da CBAt". O pedido do atleta foi avaliado e sua inscrição, deferida.

Sem competir desde 2023, Thiago iniciou a prova na altura de 5,40 m, passando na segunda tentativa. Subiu o sarrafo para 5,55 m e superou a marca no primeiro salto. A próxima altura foi 5,65 m, em que conseguiu passar na terceira tentativa.

"Acredito que faltou uma melhor condição física, porque estou há um ano praticamente afastado, mas aproveitei da melhor possível a oportunidade. Fico chateado porque não consegui o índice, eu queria muito."

Ex-ginasta e campeão brasileiro pela primeira vez

Lucas, de 27 anos, treina com Henrique Camargo e defende o Esporte Clube Pinheiros há cinco meses – é natural de Itajaí, de Santa Catarina. Foi vice-campeão do Troféu Brasil em 2022 e 2023 e tem como melhor marca pessoal o resultado de 5,35 m, de 2023.

"Hoje faltou pouquinho para passar pelo 5,20 m. Estou feliz pelo título, por ser campeão, mas insatisfeito com a marca, porque sei que posso conseguir mais. Foi a segunda vez que eu disputei o Troféu ao lado do Thiago. A primeira vez foi em 2018, em Bragança Paulista, quando ainda estava começando. Agora, em 2024. É uma oportunidade única para a gente crescer, de competir com ele e alcançar alturas maiores."

Ex-ginasta, praticou a modalidade por dez anos. Na faculdade, foi incentivado por amigos que já praticavam atletismo para fazer um teste no salto com vara. "O técnico gostou da corrida, disse que eu tinha talento. Em um ano de treino, em 2016, já estava entre os melhores do Brasil na categoria sub-20". 

O programa-horário da competição e demais informações estão disponíveis no minissite do Troféu Brasil no site www.cbat.org.br.

TUDO SOBRE O TROFÉU BRASIL

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos

24.11.2024

A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil

22.11.2024

Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos

22.11.2024

O campeonato, realizado na Argentina, em duas etapas, na Villa de Angostura, em Néuquen, e Vila de Merlo, em San Luis, teve a presença de equipes brasileiras: bronze por equipes no Classic masculino, ouro com Célio Augusto da Rosa e bronze com Susany Perardt, no Long Trail