Bragança Paulista - Em sua quinta participação na Diamond League na temporada, Alison dos Santos, o Piu, ficou com o terceiro lugar nos 400 m com barreiras da etapa de Mônaco, disputada nesta sexta-feira (12/7), no Stade Louis II. A prova no Principado foi uma prévia da disputa olímpica em Paris, já que reuniu os três melhores do ranking em 2024 e também de todos os tempos na prova.
Alison (Pinheiros-SP) fez o tempo de 47.18. O campeão da etapa foi o norte-americano Rai Benjamin, com 46.67 – ele lidera o ranking mundial com 46.46. O norueguês Karsten Warholm, atual recordista mundial (45.94), ficou em segundo lugar (46.73). Nenhum dos três atletas melhorou as marcas que já alcançaram na temporada.
"Estou realmente muito feliz pela oportunidade de fazer parte dessa briga entre os melhores. Corremos boas marcas e já estou ansioso pelo próximo encontro. Eu e meu técnico estamos trabalhando na primeira parte da corrida, então fui agressivo no começo e ainda terminei forte. Aprendemos algumas coisas e sabemos o que precisamos ajustar para ir melhor na próxima prova", afirmou Piu.
O brasileiro ainda disputa a etapa de Londres (20/7) da Diamond League antes dos Jogos Olímpicos. O programa do atletismo de Paris será realizado de 1 a 11 de agosto, no Stade de France. Piu é o atual medalhista de bronze dos 400 m com barreiras (46.72).
Em sua preparação para a Olimpíada, Alison venceu quatro das cinco etapas da Diamond League que disputou. Abriu sua participação com vitória em Doha (QAT) com 46.86, no dia 10 de maio. Em Estocolmo, na Suécia, dia 2 de junho, ganhou com 47.01. Correu 46.63 na etapa de Oslo (NOR), em 30 de maio, a segunda melhor marca do mundo no ano, derrotando Warholm em casa. No último domingo (7/7), venceu a etapa da Paris com 47.78.
Piu ainda correu duas provas de 400 m rasos. A primeira, em 30 de março, marcou sua estreia na temporada: no Pepsi Florida Relays, em Gainesville, Flórida (EUA), fez 45.25. No Tom Jones Memorial, também em Gainesville, em 13 de abril, fez 45.25 novamente.
O paulista de São Joaquim da Barra, de 24 anos, está morando em Clermont, Flórida (EUA), desde o início do ano. Treina no National Training Center com Felipe de Siqueira.
A melhor marca pessoal de Piu para os 400 m com barreiras é 46.29, que lhe garantiu o título mundial em Eugene (EUA), no dia 19 de julho de 2022. Na temporada seguinte, o brasileiro sofreu uma lesão e passou por cirurgia no joelho. Por isso, não chegou em sua melhor forma no Mundial de Budapeste (Hungria). Ainda assim, foi quinto colocado, com o tempo de 47.38.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro