Bragança Paulista - Foram reveladas pela World Athetics nesta quarta-feira (17/7) as medalhas do Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo de Lima 2024, com o logotipo do evento que simboliza a paixão pelo esporte e o compromisso com a cultura e a tradição milenares do Peru, país que tem o sítio arqueológico de Machu Picchu, Patrimônio Mundial desde 1983 e uma das sete maravilhas do mundo moderno.
A medalha mostra um "chasqui" (corredor) correndo simbolicamente ao longo de uma pista de atletismo com a cidadela de Machu Picchu ao fundo.
Os atletas competirão por medalhas de ouro, prata e bronze em 45 eventos entre 27 e 31 de agosto, quando Lima se tornará a primeira cidade do Peru a sediar um evento da Série Mundial de Atletismo. O Estádio de La Videna já recebeu os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e recentemente foi sede do Sul-Americano Sub-20 - evento-teste para o Mundial -, em que o Brasil foi campeão.
As medalhas de ouro, prata e bronze serão distribuídas aos três primeiros colocados que forem ao pódio nas 45 provas em disputa entre os dias 27 e 31 de agosto, quando Lima se tornará a primeira cidade do Peru a sediar um evento da série Mundial de Atletismo.
O logotipo do evento nas medalhas incorpora três temas principais: as montanhas de Machu Picchu – sítio arqueológico, legado mais importante da civilização Inca para a humanidade; os "chasquis", como eram denominados os corredores que levavam mensagens dos Incas de uma cidade para outra; e a pista de atletismo do logotipo oficial do Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo.
Já está no ar o hotsite do Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo:
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Os brasileiros competiram na série Ouro de Varsóvia, na Polônia, neste domingo (4/5), em preparação para o Campeonato Mundial do Japão, que será realizado em Tóquio, de 13 a 21 de setembro
O brasileiro correu 44.53, melhorando em um centésimo de segundo a sua marca para os 400 m, que era de 44.54, desde 2022; deixa a etapa com 24 pontos e soma 48 na competição após duas séries, na Jamaica e em Miami; o tempo também é índice para o Mundial de Tóquio, em setembro
O atleta correu 48.08 em Shaoxing/Kegiao, na China, neste sábado (3/5), e ficou em segundo; o brasileiro, em terceiro no Ranking Mundial da World Athetics, segue para Guangzhou também na China para a disputa do Campeonato Mundial de Revezamentos com o Atletismo Brasil
O brasileiro e paulista de São Joaquim da Barra venceu sua primeira corrida, nos 400 m com barreiras (47.97), no Grand Slam Track, na etapa de Miami (EUA); volta a correr neste domingo (4/5) os 400 m rasos, por mais pontos e o prêmio de US$ 100 mil