A equipe de Pernambuco foi a campeã do Troféu Norte-Nordeste Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, realizado no sábado e domingo (27 e 28/7), na pista da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. Viviany Almeida de Lima, do Ceará, campeã em distância e do salto triplo, e João Arthur Maranhão, do Rio Grande do Norte, ouro no decatlo, foram os melhores atletas da competição, escolhidos pelo índice técnico.
O potiguar João Arthur da Silva Maranhão é recordista sub-16 do pentatlo (3.531 pontos) foi também o campeão brasileiro sub-16 em 2023. Segue com boas atuações na categoria sub-18. Nascido a 24 de março de 2008, na cidade de Currais Novos, ele também foi eleito o melhor atleta masculino do Troféu Norte Nordeste Loterias Caixa Sub-16 em 2023, por ter vencido o pentatlo e o salto em distância. Ele compete pela Associação Esportiva Sócio-Cultural de Serro Corá (RN), que mantém um dos 60 Centros de Formação - Centrinhos, como são chamados - do Brasil.
Viviane Almeida de Lima, nascida em 22/6/2009, é da Associação de Atletismo Russana, de Russas, no Ceará. Conheceu o atletismo na Escola Juarez Santiago de Lima, bateu os recordes dos 150 m e do salto em distância nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em 2023, aos 14 anos.
Na disputa por Estados, Pernambuco, campeão geral (476 pontos) foi seguido por Ceará (321), Rio Grande do Norte (284), Paraíba (268) e Alagoas (176). A qualificação na categoria masculino: Pernambuco (284), Rio Grande do Norte (183), Ceará (141), Paraíba (130) e Alagoas (105,5). No Feminino, os cinco primeiros colocados foram: Pernambuco (192), Ceará (180), Paraíba (138) Amazonas (102) e Rio Grande do Norte (101).
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o medalista olímpico Edson Luciano Ribeiro, representou a entidade na competição. "Mais uma competição importante das Regiões Norte e Nordeste entregue com carinho e amor pelo atletismo", disse o presidente Daniel Ricardo Pereira, da Federação Pernambucana de Atletismo, agradecendo ao Governo do Estado de Pernambuco, demais apoiadores e a todos que participaram e trabalharam no evento. A competição recebeu a inscrição de 317 atletas, 138 na categoria feminino e 179 masculino.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro